Artigos

5 tendências do mercado de franquias

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Para quem deseja abrir o próprio negócio, iniciar uma jornada empreendedora e ainda aumentar as chances de sucesso em um ambiente empresarial concorrido como o brasileiro, sem dúvidas, o mercado de franquias é uma excelente opção. Apresentando crescimento contínuo mesmo em anos de crise, esse mercado se expandiu mais de 8% só em 2017 e prevê alta de 9% para 2018, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com números tão robustos, o mercado de franquias atrai o olhar de investidores de todo o país e se mostra como uma opção mais segura mesmo para empreendedores com pouca experiência no universo empresarial, uma vez que, ao investir em uma franquia, é possível contar com todo o suporte do franqueador para questões que envolvem desde estudos de viabilidade até o marketing empresarial.

Como se não bastasse, marcas já consolidadas no mercado aumentam o poder de expansão dos negócios e oferecem a possibilidade de que franqueados aumentem seu faturamento através, por exemplo, da administração de várias unidades de uma franquia. Com tudo isso, uma questão comum entre investidores é: quais os melhores setores para se investir dentro do mercado de franquias? Pensando nisso, separamos aqui 5 tendências deste segmento que só cresce no país.

Saúde, Beleza e Bem-Estar

No ranking divulgado pela ABF em março deste ano com os setores que mais crescem dentro do segmento de franquias, o mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar lidera o levantamento quando o assunto é expansão do faturamento em 2017.

O setor, que inclui clínicas de estética, médicas e odontológicas cresceu 12,1% no acumulado do ano passado, movido por questões como o aumento da longevidade da população brasileira e a preocupação com questões estéticas. Como estes são fatores que seguem crescendo no país e a atenção com a saúde é sempre indispensável, a tendência é que, em 2018, o mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar siga crescendo.

Hotelaria e Turismo

A segunda tendência para o segmento de franquias vem logo atrás de Saúde, Beleza e Bem-Estar no ranking de expansão de faturamento 2017 da ABF. Acumulando alta de 9,7% durante o ano passado, o setor de Hotelaria e Turismo impulsionou-se graças ao crescimento de unidades home-based e a oferta de serviços no e-commerce, modelos que devem continuar fortalecidos em 2018.

Serviços e Outros Negócios

Outro setor que apresenta bom potencial de crescimento é o de Serviços e Outros Negócios. Por se tratar de um mercado com muitos nichos dentro do universo B2B (Business to Business), as possibilidades de investimento são diversas e, só em 2017, o setor apresentou um crescimento de 9,2%. Merecem destaque as franquias voltadas para o incremento de processos administrativos e contábeis.

Casa e Construção

Com a liberação de recursos do FGTS no ano passado, o setor de Casa e Construção se aqueceu em 2017, atingindo crescimento de 8,0% de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Este mercado deve continuar com bom ritmo de expansão, tendo em vista o aumento da demanda por serviços de reforma, manutenções e reparos.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

A quinta tendência de nossa lista são os investimentos nas franquias de Comunicação, Informática e Eletrônicos, que mantiveram ritmo interessante de crescimento em 2017, sobretudo nas áreas de meios de pagamento e marketing digital. Segundo a ABF, no acumulado do ano passado, o setor alcançou uma de 7,8% no faturamento.   

Conclusão: a odontologia e o segmento de franquias

Inserido no setor que mais cresceu em 2017, o mercado de odontologia conta com a expansão de tratamentos inovadores como trunfo para seu crescimento em 2018 no segmento de franquias. Na Odontoclinic, por exemplo, a oferta de um atendimento de excelência – que nos rendeu o ‘Prêmio Época ReclameAQUI: as melhores empresas para o consumidor’ de 2017 -, se une a alta tecnologia em equipamentos e a preocupação em oferecer tratamentos de ponta para todos os nossos pacientes. Com isso, a rede já conta com mais de 170 clínicas em todo o Brasil, 9 mil consultas por dia e cerca de 70% dos franqueados possuindo mais de uma unidade.

Diante dos números do segmento odontológico e do mercado de franquias, o que você está esperando para fazer parte do time de franqueados Odontoclinic e iniciar uma jornada de sucesso no promissor segmento de franquias?

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste