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A importância de encantar os pacientes

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por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


É realmente importante se preocupar em encantar os pacientes? No mundo dos negócios contemporâneo, guiado por questões como a transformação digital e a influência do ambiente online na relação com clientes, ser um bom profissional, por si só, não basta. Afinal de contas, diante da vasta gama de opções de produtos e serviços presentes no mercado e um maior acesso da população à informação, bem como, uma oferta variada de meios para expormos nossa satisfação diante de aquisições, as companhias precisam criar diferenciais competitivos que a aproximem do novo perfil de consumidor que move a economia global.

E aqui entra a importância do encantamento. Hoje, empresas de todos os segmentos têm se atentado para a necessidade de oferecer experiências significativas que superem as expectativas de seus clientes e sejam capazes de gerar engajamento positivo, maiores índices de fidelização e satisfação do consumidor, criando, inclusive, novas áreas de negócio que pretendem posicionar os clientes como os principais ativos de uma organização.

Esta transformação do mercado, que centra-se cada vez mais na experiência, também gera impactos no segmento odontológico. Neste sentido, no artigo de hoje, comentamos como dentistas e consultórios podem trabalhar o encantamento de seus pacientes e de que forma estas ações são capazes de gerar resultados positivos na sua relação.

A Experiência do Consumidor e o Encantamento

Customer Experience é a expressão da vez do ambiente empresarial brasileiro. De modo geral, o conceito envolve, justamente, a percepção dos clientes diante do atendimento, produtos e serviços oferecidos por uma companhia e influencia diretamente na construção de uma relação de confiança, lealdade e recorrência entre clientes e marcas. Para tanto, é preciso encantar, surpreender, ir além das expectativas de seus clientes.

Mas de que forma é possível entregar ações que gerem tamanho impacto? A resposta para esta questão envolve um esforço conjunto. Atualmente, companhias de todo o mundo criam áreas multidisciplinares com profissionais de marketing, vendas, atendimento e suporte, visando desenvolver uma visão integrada, profunda e que possibilite tais empresas a gerar ações de encantamento.

Esta percepção, sem dúvidas, pode e deve ser trazida para o terreno das clínicas odontológicas. Preocupar-se com o atendimento, em manter os clientes bem-informados e cientes do que estão contratando, com a entrega de serviços e produtos inovadores que gerem surpresa e impacto positivo, além de manter relações de pós-venda saudáveis que mantenham o consumidor envolvido com a marca, são alguns dos passos que, com atenção e preparo, podem ser implementados por seu consultório odontológico.

A evolução no relacionamento com o cliente

Você sabia que, segundo a Harvard Business Review existem mais de 29 tipos de relações entre clientes e empresas e que precisamos mapear estes cenários para compreender, de fato, nossos clientes? Ou que mais de 82% das empresas globais concordam que a experiência do consumidor é um diferencial competitivo?

Entender as tendências e os índices que movem este novo momento do ambiente empresarial pode ser interessante para que seu consultório se coloque, definitivamente, como um negócio centrado no cliente.

A Consultoria Gartner, um dos mais importantes centros de pesquisa quando o assunto é inovação, aponta, por exemplo, que cerca de 95% das grandes companhias internacionais coletam dados sobre seus clientes e que, aproximadamente, 50% dos investimentos em produtos serão direcionados para inovações voltadas para a experiência do consumidor.

Apesar disso, apenas 10% das empresas mudam seus processos de acordo com a percepção do cliente o que indica que, independentemente do porte ou segmento, aquelas empresas que souberem se antecipar a esta tendência de mercado, criarão forças para competir de modo mais disruptivo em seu nicho. Para tanto, não basta, somente, levantar dados sobre os consumidores. É preciso criar ações efetivas, com o apoio de profissionais especializados, e implementar todas as mudanças necessárias para encantar seus clientes.

E se você não acredita no poder do encantamento, aqui vai mais um dado: mais de 40% dos consumidores deixa de ter relações com uma marca após somente duas experiências negativas.

Porque as clínicas odontológicas devem se preocupar em encantar os pacientes?

Por tudo isso, na Odontoclinic, encantar os pacientes é encarado como uma das bases centrais de nosso sucesso. Todos os dias, profissionais de diferentes áreas da companhia pensam em formas de surpreender os consumidores em todos os passos de suas jornadas conosco – desde campanhas de marketing, melhorias e inovações, até ações para a uma relação positiva e construtiva entre pacientes e nossa rede de mais de 2 mil dentistas.

Desenvolvemos ainda um processo sólido de treinamento e reciclagem dos funcionários e dentistas, com foco total no relacionamento e encantamento dos nossos pacientes.

Graças a essa visão, conquistamos, em 2017, o ‘Prêmio Época Reclame Aqui: As melhores empresas para o consumidor’ no segmento de Odontologia. Na Odontoclinic, oferecemos todo o apoio necessário para que nossos franqueados se adequem as tendências do Customer Experience, e possam se destacar pelo atendimento de qualidade.

Por fim, só com um trabalho árduo, a integração de forças e a certeza de que os clientes são a razão de existir de qualquer negócio é que poderemos construir um segmento odontológico verdadeiramente centrado no Customer Experience.

As razões para tanto esforço em encantar os pacientes, vão desde um aumento de faturamento à expansão de mercado e conquista de novos cliente. Certamente é um esforço que valerá a pena e conquistará sorrisos.

 

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