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Como aumentar o salário trabalhando numa clínica odontológica?

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por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Não é de hoje que a grana fica cada vez mais curta, não é mesmo? Segundo o ranking do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o levantamento analisou a relação de custo-benefício de 48 carreiras no Brasil, indica a odontologia como a segunda área melhor remunerada, ficando atrás apenas de medicina.

A pesquisa leva em conta os dados do Censo 2010 e revelou que o ganho médio do dentista no Brasil está na casa dos R$ 4.238,65, para quem trabalha um pouco mais de 36 horas semanais. Do total de especialistas formados, segundo o IPEA, 89% deles estão na ativa (tendo 78% destes com cobertura previdenciária).

Levando em conta os dados do IBGE, a inflação acumulada nos últimos dez anos ficou em 78,42%. O que significa que mesmo para quem tem um rendimento melhor, os custos subiram muito, inviabilizando aumentar o investimento em educação (o terceiro item que mais ajudou a elevar os preços) ou mesmo abrir um negócio próprio.

Mas mesmo diante desse cenário, há sim o que pode ser feito para aumentar o salário trabalhando em uma clínica odontológica. Separamos neste artigo algumas dicas que você pode utilizar para elevar os ganhos no fim do mês.

1. Inicie a jornada em duas clínicas odontológicas

Caso sua agenda esteja com folgas ou a clínica em que trabalha estiver com pouco movimento, pode ser a hora de buscar outro consultório para preencher sua agenda. Não se limite a procurar oportunidades próximas de você: pode ser interessante encontrar empresas que estejam em locais mais distantes e que ofereçam desafios novos (e, por consequência, uma rentabilidade maior).

Outra recomendação nesse caso é buscar por empresas que possam oferecer um conhecimento maior: seja uma clínica maior, onde poderá ter contato com o gerenciamento de processos complexos; ou mesmo um local menor, que demanda um aprendizado grande em áreas poucos exploradas por você.

2. Aumente sua especialização

Outra recomendação é aprimorar seu conhecimento, ampliando seu leque de atuações e de possibilidades. Verifique cursos de extensão e de curta duração que possam ajudar a aprimorar uma técnica ou conhecimento que você possa utilizar na sua jornada. Duas áreas que têm se mostrado promissoras nesse quesito são: tratamentos estéticos e odontologia hospitalar.

Se não couber neste momento no seu orçamento o valor de um curso, lembre-se que a especialização pode também vir de outras maneiras: como a participação de palestras, dentro da própria Associação Brasileira de Odontologia (ABO), leitura de livros e artigos científicos (que podem ser acessados na internet gratuitamente) ou em centros acadêmicos especializados.

3. Proponha novos serviços

Caso você tenha o conhecimento de uma especialidade e a clínica ainda não explora bem essa área, faça uma proposta ao responsável. Mostre as vantagens desse novo serviço, a demanda de procura por essa frente de trabalho e que você tem condição de corresponder.

Por exemplo: se a clínica que você está trabalhando ainda não tem uma ampla atuação na área de estética e você possui esse conhecimento, pode ser o momento de iniciar uma nova frente que pode trazer uma remuneração maior do que a atual tarefa que está desempenhando. Proatividade é MUITO importante nesse momento!

4. Invista na qualidade do atendimento

Outra forma de ampliar os ganhos é oferecendo maior qualidade no atendimento feito. E quando falamos disso, não nos referimos ao resultado em si do tratamento contratado pelo paciente. Afinal de contas, ele já espera que atinja a expectativa que ele obteve ao procurar por sua clínica.

Invista em maneiras de surpreender no atendimento. E isso não quer dizer somente com gastar mais dinheiro! Ser cordial, mostrar preocupação com o paciente, ter disponibilidade para esclarecer as dúvidas são algumas das maneiras que você pode passar a incorporar na rotina.

Uma dica que poucos fazem: investir no pós-atendimento: seja por mensagens de texto (e-mail ou Whatsapp), envie recomendações para o paciente prosseguir no êxito do atendimento. Esses recursos são muito importantes para fidelizá-lo junto a você!

5. Use as redes sociais

Ainda na linha do que falamos no item anterior, as redes sociais podem ser instrumentos importantes para comunicar-se com seus pacientes e chegar até outros novos.

7. Fique atento às tendências

Num mundo tão dinâmico quanto o nosso, a melhor maneira de se diferenciar e ser pioneiro no mercado é ficar antenado às tendências. Além de acompanhar artigos científicos e canais em outros idiomas (especialmente em inglês, que há a fonte de ótimos materiais na área), fique de olho em estudos e novas técnicas que possam te aprimorar e garantir melhores resultados.

Temos a certeza que seguindo uma ou mais dicas das que relacionamos, você terá um resultado ainda melhor no seu trabalho. E crescendo a sua atuação não tem como os ganhos ficarem estacionados.

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Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
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