Artigos

Como crescer dentro do mercado de franquias?

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Todo empreendedor deseja ser bem-sucedido no mundo dos negócios e essa postura não é diferente para aqueles que investem no mercado de franquias. Mas qual o segredo do crescimento neste segmento?

A grande verdade é que, quando falamos de franquias, não existe fórmula única de sucesso, porém, com uma série de ações estratégicas, é possível, sim, trabalhar para a expansão dos negócios e do faturamento.

Neste sentido, veja aqui algumas informações e dicas essenciais sobre como crescer dentro do mercado de franquias.

O mercado de franquias no Brasil

A primeira boa notícia para quem deseja expandir negócios no segmento de franquias é a força deste mercado no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgados este ano, por exemplo, o segmento cresceu mais de 8% em 2017, tendo faturamento aproximado de R$ 163 bilhões. A expectativa para 2019 é ainda mais positiva e prevê um crescimento de 9% até o fim do ano. Outra informação importante é que estamos falando de um mercado bastante sólido. Isso quer dizer que, mesmo em anos de crise, o segmento de franquias tem apresentado grande resiliência e dado continuidade com os índices de crescimento positivos. Para se ter uma ideia, mesmo nos anos de 2015 e 2016, período no qual o país passou por uma forte recessão econômica, ainda assim o segmento de franquias apresentou crescimento superior a 8% de acordo com a ABF.

Além da segurança que estes números proporcionam para o empreendedor, vale observar que o segmento de franquias é também bastante diversificado e conta com diversas opções de investimento em diferentes setores, fator que aumenta as possibilidades de sucesso do franqueado, desde que ele saiba estudar o mercado e identificar oportunidades.

Algumas dicas para crescer no mercado de franquias

Agora que você já acompanhou um panorama sobre o segmento de franquias no Brasil, veja algumas dicas fundamentais para que seus negócios possam crescer neste universo!

1. Conheça o mercado

Além do estudo de índices de crescimento como os que apresentamos aqui, entender o segmento de franquias é importante para identificar oportunidades de investimento, ver quais são as tendências do mercado e assim, buscar nichos com bom potencial para expansão. Em 2017, por exemplo, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual fazem parte as franquias odontológicas, foi o que mais apresentou crescimento de faturamento.

2. Aprimore a gestão do negócio

Mas não basta estudar o mercado. Como todo empreendedor, aquele que investe em uma franquia precisa buscar ou aprimorar conhecimento de gestão financeira, de pessoas, marketing e sobretudo de relacionamento e encantamento de clientes. Do contrário, o crescimento do negócio pode ficar comprometido.

E aqui temos mais uma boa notícia para os investidores do mercado de franquias: neste segmento, é possível contar com todo o suporte do franqueador para estruturar processos gerenciais. Deste modo, suas chances de sucesso são muito mais significativas.

3. Fortaleça a relação com a marca

E já que o investidor pode contar com todo o suporte da franqueador em uma série de questões importantes para o futuro de seu empreendimento, faça questão de fortalecer as relações com a marca, não só no apoio em questões gerenciais, mas se informando sobre a expansão de uma

grade de produtos e serviços, sobre as novidades da marca, possíveis cursos e possibilidades de interação com outros franqueados.

Essa proatividade faz parte do espírito empreendedor e, quanto maior for sua interação com os franqueadores, naturalmente, maior será o seu nível de conhecimento sobre os diferenciais competitividades da marca em que você está investindo.

4. Invista em franquias com potencial de expansão

Finalmente, antes de abrir sua franquia, vale a pena estudar o potencial de expansão da marca franqueadora. Em outras palavras: eu terei chances de gerenciar mais de uma franquia com esta empresa, aumentando assim, meu potencial de faturamento? Esta é uma pergunta crucial e que deve ser respondida com clareza pelos franqueadores.

Na Odontoclinic, primeira rede de franquias do setor odontológico no país, por exemplo, nós já contamos com mais 170 clínicas em todo o Brasil que geram cerca de 9 mil consultas por dia. E em nosso time, 70% dos franqueados possuem mais de uma unidade!

Com essas dicas, temos certeza que suas chances de crescer dentro do mercado de franquias serão potencializadas.

E se você quiser saber mais sobre como investir na Odontoclinic, a maior e melhor rede de clínicas odontológicas do Brasil, entre em contato conosco e não perca a chance de trilhar mais um caminho de sucesso. Veja um passo-a-passo de como fazer parte do nosso time de franqueados!

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste