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Como se desenvolver para ser um dentista de sucesso?

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por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Você já parou para pensar o que representa ser um dentista de sucesso? Há inúmeras possibilidades para essa resposta, mas em linhas gerais há três características bem comuns: a estabilidade financeira, a segurança de não depender só de si e ter mais tempo para ficar ao lado de quem se ama.

O tão competitivo mundo do trabalho acaba dando uma falsa ideia de que para ter êxito é preciso estender as jornadas em longos períodos, mesmo que isso represente consumir sua própria saúde.

Pode até ser que num primeiro momento, no caminho para o aprendizado ou para juntar seu dinheiro você precise ir além do horário comercial. Mas vamos combinar que, em longo prazo, não é um caminho sustentável.

Relacionamos nesse artigo 6 atitudes que você precisa adotar a partir de hoje para ser um dentista de sucesso (indo além do ganho financeiro e conquistando a tranquilidade que você tanto deseja):

1. Transparência, ética e honestidade como premissas

Se há algo mais valioso que o nosso CNPJ, é o nome de cada um. Afinal de contas, por mais que possa abrir um novo negócio, em uma nova cidade, o seu nome continuará contigo.

Por isso, agir com ética e honestidade é um pré-requisito obrigatório para sobreviver no mercado atual. Ainda mais com o advento da tecnologia, com a qual é possível avaliar nossos serviços e nossa conduta com um simples clique.

A transparência é uma premissa para quem deseja buscar resultados melhores e mais promissores para a carreira. Não basta APENAS seguir o código de ética do Conselho Federal de Odontologia (CFO): é preciso estar em dia com a sua consciência.

2. Olhe para seu consultório como uma empresa

A maioria das faculdades não nos prepara (dentistas) numa etapa primordial: a gestão de um negócio, no caso uma clínica. Em outro post aqui do blog, mencionamos medidas que podem ser determinantes para manter o seu negócio aberto (e rentável).

Foque seus esforços para se especializar em temas que você não teve oportunidade anteriormente. Há cursos gratuitos no Sebrae e na Endeavor, na modalidade digital, que ensinam a lidar com planejamento e liderança, gestão financeira, estratégia de como atrair novos pacientes, gestão de processos, etc.

3. Não tire o olho de seus concorrentes!

É preciso aprender bastante com quem está no mercado há mais tempo. Visualize boas práticas adotadas por outras clínicas que atuem na mesma região que você e até mesmo em outros locais, para colher insights que possam inspirar ações que amplie sua rentabilidade.

E não significa somente olhar novos tratamentos! Muitas vezes, a experiência de atendimento e alguns benefícios (como acompanhamento do tratamento a distância) podem se tornar diferenciais competitivos que te traga um destaque no mercado.

4. Tenha foco nas necessidades dos clientes

Muitas vezes, no anseio de inovar, o empreendedor (também no ramo odontológico) pode acabar olhando somente para novas técnicas e esquece de observar necessidades e oportunidades que seus pacientes estão demandando.

Por isso, visualize oportunidades naquilo que seus pacientes mais precisam. Por exemplo: em vez de colocar um custo alto para um tratamento estético (que está com alta demanda no momento), que tal pensar em facilitar o pagamento de um tratamento com mais parcelas?

Invista em pesquisas de satisfação. Há ferramentas bem simples e gratuitas na internet, como o Typeform e Google Forms, que possibilitam encaminhar para o e-mail ou Whatsapp do paciente poucas perguntas para ele avaliar o que foi positivo e o que pode corrigir na sua operação.

São soluções simples, mas que podem representar novos caminhos para você melhorar o atendimento e aumentar a rentabilidade.

5. Conte com o apoio de um coach

É muito comum, para qualquer profissão, o apoio de coaches para ajudar a desenvolver ou aprimorar habilidades que geralmente não tivemos oportunidade de refinar no período de estudos.

Sessões de coaching podem ser feitas inclusive pela internet, agilizando um processo de desenvolvimento que pode ser valioso para você se tornar um dentista de sucesso.

6. Invista no marketing de seu trabalho

Seja atuando à frente de uma clínica ou mesmo integrando o time de um consultório, a comunicação de seus serviços é um recurso primordial para quem deseja alcançar novos resultados (e mais promissores também).

No caso de ser o responsável de uma clínica, você pode recorrer a estratégias em redes sociais para aumentar a visibilidade de serviços prestados. Com alguns poucos reais, por exemplo, é possível patrocinar um post no Facebook para recomendar seus serviços para quem está num raio de 3 quilômetros do seu endereço.

O e-mail marketing é outro caminho poderoso para envio de conteúdo relevante para a caixa de entrada de seus pacientes, fazendo com que eles tenham uma experiência boa de continuidade do atendimento que iniciou na clínica (é uma excelente estratégia de relacionamento!).

Outro meio eficaz é desenvolver um blog para investir em marketing de conteúdo. Essa estratégia do marketing do conteúdo parte do princípio de compartilhar informações relevantes para que as pessoas cheguem ao seu blog por materiais que acrescentem valor na vida delas, não sendo apenas propagandas de serviços prestados.

Com medidas simples como essas que listamos, mas altamente eficazes é possível melhorar sua atuação juntos aos pacientes para que eles sejam os maiores divulgadores do seu trabalho!

Afinal de contas, uma experiência positiva de tratamento é muito mais eficaz para aproximar um novo paciente do que o esforço de promoção e visibilidade que você vá implementar. Pense nisso!

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Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
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