Artigos

Como se manter motivado na gestão de sua clínica?

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Conforme nós já comentamos em nosso blog, a relação entre empreendedorismo e odontologia é indispensável, afinal de contas, todo proprietário de uma clínica odontológica é, antes de tudo, um empreendedor que precisa dar conta da gestão de sua clínica com eficiência para que possa crescer e atender um grande número de pacientes dentro de um mercado bastante concorrido.  

Dito isso, em toda jornada empreendedora, diante de tantos desafios a serem superados, é natural que, eventualmente, o empreendedor precise aumentar sua motivação para ter sucesso na condução de seu negócio.

E na gestão de uma clínica não é diferente. Por isso mesmo, neste post, selecionamos algumas dicas para que você se mantenha motivado e consiga vencer qualquer obstáculo de seu dia a dia como empreendedor. Vamos lá?

  • Pense no propósito de sua clínica

Refletir e acreditar no propósito de sua clínica é o primeiro passo para manter a motivação em alta. Lembre-se das razões que fizeram você investir neste mercado (atender com qualidade meus pacientes, oferecer tratamentos inovadores, etc.) e se baseie nestes propósitos para recuperar o ânimo na hora que surgir um desafio gerencial.

  • Trabalhe sua inteligência emocional

Inteligência emocional é uma das principais bases para o desenvolvimento da autoconfiança e da persistência, atributos indispensáveis para quem deseja empreender. Ser emocionalmente inteligente nada mais é do que ser capaz de lidar positivamente com os próprios sentimentos – e também com os sentimentos dos que convivem e trabalham conosco.

Quando atingimos um nível satisfatório de inteligência emocional, temos a capacidade de nos manter motivados, inclusive para superar os desafios de uma jornada empreendedora.

  • Amplie seus conhecimentos

De acordo com um levantamento recente sobre motivação no mundo do trabalho em todo o país, foi constatado que o que mais motiva as pessoas no ambiente de trabalho são as experiências aprendidas – novos conhecimentos e desafios que favoreçam o desenvolvimento pessoal. E no mundo empreendedor não é diferente.

Pensando na gestão de uma clínica, a busca pela ampliação dos conhecimentos pode ser a chave para aumentar a motivação diária. Pode ser o aprendizado de uma nova especialidade clínica ou mesmo de algum conhecimento gerencial que favoreça seu crescimento. Não importa! O fundamental é desafiar-se.

  • Aprenda a gerir melhor seu tempo

Por incrível que pareça, muitas vezes, a desmotivação é causada por uma má gestão do tempo. Com atividades acumuladas – consultas, treinamentos de funcionários, gestão das finanças da clínica, eventos da área de odontologia –, se o gestor não se organizar, poderá acabar comprometendo todo o seu tempo e até mesmo atrapalhar suas horas de lazer, descanso e de bem-estar com a família.

Tudo isso, em algum momento, acabará gerando desmotivação. Neste sentido, é fundamental organizar muito bem seu tempo e reservar momentos para um merecido descanso.

  • Encante seus pacientes

Você realiza pesquisas para entender o nível de satisfação de seus pacientes ou conversa com eles sobre como se sentem em relação ao seu trabalho como dentista? Caso ainda não realize estas atividades, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de ampliar seu potencial de sucesso no mercado de odontologia.

Segundo a Harvard Business Review, 82% das empresas já concordam que a experiência é um diferencial competitivo. Neste sentido, encantar os pacientes é um desafio que você precisa vencer e que, certamente, aumentará sua motivação para melhorar ainda mais a gestão de sua clínica.

Na Odontoclinic, por exemplo, o encantamento dos pacientes é uma motivação diária para nós. Graças a essa mentalidade, conquistamos, em 2017, o ‘Prêmio Época Reclame Aqui: As melhores empresas para o consumidor’ no segmento de Odontologia. Na Odontoclinic, oferecemos todo o apoio necessário para que nossos franqueados se adequem as tendências do Customer Experience, e possam se destacar pelo atendimento de qualidade.

Quer conhecer um pouco mais de nossa rede? Acesse nosso site exclusivo para franqueados e confira!

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste