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Marketing para dentistas: marketing digital qual a relação?

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por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Preocupados com a rotina de atendimento de suas clínicas, muitos dentistas acabam não dando a devida atenção para questões recentes que envolvem a gestão de um empreendimento no setor odontológico, como a necessidade de manter-se atualizado sobre novidades do mercado, a evolução de canais de contato com os pacientes e do próprio marketing para dentistas, voltado para clínicas de odontologia.

Falando especificamente do marketing, cada vez mais, vemos empresas direcionando seus esforços para o mundo digital. Neste sentido, a tendência do marketing digital é a bola da vez quando pensamos em entender, atender e se aproximar do público-alvo de um determinado setor.

No caso do universo odontológico, certamente, dentistas e gestores de clínicas e consultórios podem fazer uso de técnicas de marketing digital para melhorar sua comunicação com pacientes e, consequentemente, o posicionamento no mercado odontológico. Não sabe como? Então acompanhe este post e veja tudo que você precisa saber sobre marketing digital!

Quais as diferenças entre marketing tradicional e marketing digital?

Antes de tudo é importante entendermos as diferenças essenciais entre o marketing tradicional e o marketing digital. Enquanto no primeiro caso estamos falando, principalmente, das campanhas em canais offline (jornais e revistas, panfletos, anúncios em TV e no rádio), no caso do marketing digital, como o próprio nome já diz, nos referimos a estratégias de aproximação, venda de produtos e serviços, e comunicação no ambiente online (redes sociais, blogs, e-mails marketing, plataformas mobile, etc.)

Embora estejamos falando de um modelo já estabelecido, o marketing offline pode, sim, trazer resultados efetivos, mas, que no geral, envolvem altos investimentos, seja na pesquisa da segmentação de públicos-alvo ou mesmo nos custos relacionados a veiculação de um anúncio em uma mídia relevante. Por outro lado, o marketing digital vem ganhando espaço nas empresas por fatores como:-

-Possibilidade de segmentar bem os públicos de uma campanha e utilizar o potencial das redes sociais por custos consideravelmente mais baixos;

-Possibilidade de interação imediata com o público;

-Possibilidade de criar conteúdo relevante em blogs e outras plataformas e tornar-se referência de um setor;-

-Possibilidade de fácil acompanhamento dos resultados com ferramentas digitais;

-Chance de viralizar conteúdos e aumentar as possibilidades de compartilhando, criando uma rede de “divulgação espontâneo”.

Pela importância que as redes sociais ganharam nos últimos anos, escrevemos um ebook para guiá-lo(a) nesta nova empreitada. Com passo a passo, dicas valiosas e exemplos, logo sua página será um grande meio de comunicação com os seus pacientes. Usando as redes sociais para divulgar seu consultório odontológico ➝

Porque devo usar técnicas de marketing digital para minha clínica?

Com todo esse potencial de alcance que a internet proporciona, as clínicas odontológicas não devem ficar de fora da tendência do marketing digital.

Neste sentido, utilizar redes sociais e blogs para divulgar novos tratamentos e produtos de sua clínica, para criar uma conexão com o público por meio de conteúdo relevante ou mesmo para interagir com seus pacientes, divulgar horários de atendimento, dicas de saúde bucal e entender melhor seus anseios, necessidades e feedbacks, é indispensável, sobretudo quando pensamos que hoje o Brasil já é o quarto país com o maior número de usuários ativos da internet, segundo dados da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento.

Algumas dicas de marketing digital para o setor odontológico

Logo abaixo, separamos cinco dicas de marketing digital que podem ser aplicadas, com sucesso, no setor odontológico:

Use o e-mail marketing: o uso do e-mail marketing é uma excelente ferramenta para se comunicar com seus pacientes, informar sobre alterações e mudanças no atendimento de sua clínica e até para divulgar serviços de modo estratégico (não confundir com spams, que podem ser bloqueados das caixas de e-mail).

Utilize redes como o Facebook para entender a percepção de seus clientes: além de ser um excelente canal de comunicação em tempo real, o Facebook permite que você acompanhe de modo mais preciso, quais são as necessidades de seus pacientes, que tipo de conteúdo lhes atrai mais, bem como, a reputação de sua clínica junto a eles.

Faça uso de boas imagens que certifiquem seu trabalho: usar boas fotos que retratem a rotina de sua clínica é outra excelente maneira de divulgar seu trabalho e aproximar pacientes de sua clínica.

Utilize seu conhecimento para criar conteúdo relevante: em uma área que exige tanto estudo quanto a odontologia, nada melhor do que um especialista para tirar dúvidas dos pacientes e orientá-los com mais segurança no ambiente digital.

Guarde os dados de seus pacientes

É possível receber suporte para melhorar o marketing de minha clínica? Sim, hoje em dia há muito conteúdo interessante na própria internet que pode te ajudar a melhorar suas estratégias de marketing, não só no âmbito digital, mas também nos modelos offline. É possível também contar com o suporte de profissionais especializados.

Vale reforçar que em alguns modelos de negócios, como no caso das franquias odontológicas, os franqueados recebem todo o suporte da franquia na hora de desenvolver suas estratégias de marketing, contando com treinamentos e o posicionamento de uma marca já reconhecida no mercado.

No caso da Odontoclinic, por exemplo, temos uma presença forte, inclusive, nas mídias digitais, com páginas oficiais no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e certamente poderemos te auxiliar a aumentar o potencial de sua clínica no ambiente online.

Acreditamos que pode ser do seu interesse o ebook: Guia de marketing para dentistas ➝ Dicas práticas de como atrair pacientes para o seu consultório.

Que tal, então, começar agora mesmo a sua imersão no marketing digital e se aproximar ainda mais de seus pacientes?

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
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