Sem categoria

Mercado odontológico: empreendedorismo e odontologia uma relação indispensável

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Certamente, o sonho de muitos dentistas, sejam os recém-formados nas faculdades de odontologia do país ou os que já tem alguma experiência no mercado, é a abertura de uma clínica ou consultório próprio. Entretanto, nem sempre os profissionais da área se preparam devidamente para os desafios de gerir um empreendimento, superar a forte concorrência do setor e promover o crescimento de seus negócios dentro do mercado odontológico.

Em outras palavras: os dentistas precisam compreender que, a partir do momento que abrem uma clínica ou consultório, eles passam, também, a ser empreendedores, já que terão de lidar com questões como a gestão financeira, de estoques, de pessoas. Neste sentido, não basta ser um bom profissional, é preciso unir capacidade técnica com uma mentalidade empresarial que garanta o sucesso e o retorno sobre o capital investido.

Além disso, será papel dos dentistas que possuem clínicas ou consultórios próprios, promover a inovação em seus empreendimentos, o fortalecimento do posicionamento de mercado, a diversificação de produtos e tratamentos, trabalhar para o encantamento dos pacientes e, de modo geral, terão ainda que implementar um acompanhamento assertivo e detalhado da evolução de seus negócios.

Mas como, então, desenvolver o espírito empreendedor tão necessário para que uma clínica odontológica seja bem-sucedida? Desvendaremos esta questão nos próximos tópicos deste artigo. Não deixem de conferir!

A busca por conhecimento

O primeiro passo para ter sucesso com a gestão de uma clínica consiste na busca por conhecimentos que envolvem tanto o estudo do setor odontológico em si (seus níveis de concorrência, perspectivas de crescimento, necessidades específicas do mercado odontológico), quanto o desenvolvimento de habilidades gerenciais indispensáveis para a condução do dia a dia de uma clínica.

O lado positivo deste processo de imersão é que hoje em dia já é possível contar com uma série de conteúdos relevantes no mundo digital. Blogs, sites de organizações e entidades empresariais, além de portais especializados, facilitam a busca por conhecimento de dentistas que precisam aprimorar suas capacidades de gestão. Além disso, é sempre possível procurar cursos e entidades como o Sebrae, por exemplo, que oferecem muito apoio para os empreendedores de primeira viagem.

Em nosso blog você também poderá encontrar diversos conteúdos capazes de te auxiliar no cotidiano de sua clínica. Ao final dessa leitura, que tal aproveitar e ver dicas de como melhorar a gestão de sua clínica e aprender um pouco mais sobre um panorama do setor odontológico?

A necessidade da implantação de processos gerenciais

Mas só adquirir conhecimentos, não basta. É preciso colocá-los em prática! Uma das falhas dos jovens empreendedores – não só do mercado odontológico, mas também de outros setores – é não implementar processos quantificáveis, com uso de indicadores que permitam que se acompanhe a evolução de um negócio, tanto para saberem o que está dando certo quanto para analisarem e corrigirem os pontos em que será preciso melhorar.

Processos gerenciais claros permitem ainda que os empreendedores tenham uma base confiável para a tomada de decisões e não baseiem o futuro de suas clínicas com base no “acerto e erro”.

Com essa visão, por exemplo, a Odontoclinic oferece para todos os seus franqueados um sistema de gestão empresarial inovador, que possibilita que dentistas e investidores acompanhem de modo claro e intuitivo a evolução de suas clínicas, além de oferecer ferramentas para um gerenciamento eficiente do dia a dia de um empreendimento do setor odontológico.

O suporte para o crescimento

Com conhecimento e implantação de processos gerenciais você terá trilhado importantes passos na construção de uma mentalidade empreendedora. Entretanto, uma jornada no mundo dos negócios pode, sim, contar com um suporte que impulsione o crescimento de uma empresa. No setor odontológico, uma boa alternativa para quem deseja contar com a solidez e confiabilidade de uma marca já reconhecida no mercado, é investir no setor de franquias odontológicas.

Para se ter uma ideia, o mercado de franquias é um dos mais estáveis do país, crescendo continuamente mesmo nos últimos anos de crise que afetaram o Brasil. Para 2018, a expectativa do segmento é crescer 9%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

E dentro do franchising, o mercado odontológico faz parte do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, nicho que mais cresce e que lidera as tendências de expansão do segmento de franquias. Só em 2017, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu mais de 12%, graças ao aumento da longevidade da população, das preocupações estéticas e dos cuidados com a saúde.

Como se não bastassem esses números, ao investir no mercado de franquias, o dentista tem a possibilidade de dispor dos franqueadores para aprimorar indicadores de gestão, planejamentos de marketing e estudos de viabilidade dos negócios.

E na Odontoclinic, além de tudo isso, os investidores podem contar com os produtos e tratamentos mais inovadores do mercado à disposição de seus pacientes, ter a certeza de fazer parte de uma rede que se preocupa com um atendimento de excelência (preocupação esta que nos rendeu o ‘Prêmio Época ReclameAQUI: as melhores empresas para o consumidor’ de 2017) e com uma marca sólida que já favorece o crescimento de 170 clínicas em todo o Brasil que geram mais de 9 mil consultas por dia e com cerca de 70% dos franqueados possuindo mais de uma unidade.

Então, o que você está esperando? Venha trilhar sua caminhada empreendedora com a Odontoclinic e potencialize suas chances de sucesso empresarial!

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste