Artigos

Investimento: Empreender em uma franquia X Aplicação Financeira

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Uma dúvida muito comum na vida de quem está se planejado para começar a investir seu dinheiro é: qual a melhor forma de fazer meu capital render? Como sabemos, há muitas possibilidades para aqueles que desejam “fazer seu pé de meia”, desde a tradicional e mais conservadora poupança até a abertura de um negócio.

No artigo de hoje, nós queremos apontar as principais diferenças entre duas modalidades de investimento bastante fortes no mercado: as aplicações financeiras e a abertura de um empreendimento por meio do sistema de franquias. Qual destes caminhos é o mais indicado? Há vantagens na abertura de franquias? Veja as respostas para estas perguntas agora mesmo!

As diferenças entre abertura de franquia e aplicação financeira

Para começar, vale a pena indicarmos as principais características de cada um destes modelos de investimento. Na abertura de uma franquia, estamos falando da ação de um investidor que, interessado em iniciar uma jornada empreendedora, opta pela segurança e demais vantagens do sistema de franchising – o qual permite a utilização da licença de uma marca já consolidada no mercado, em troca da expansão do negócio no mercado.

Apresentando crescimento contínuo mesmo em anos de crise, o mercado de franquias se expandiu mais de 8% em 2017, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), prevendo alta de 9% para este ano.

Já as aplicações envolvem a compra dos chamados ativos (ações, títulos de capitalização, letras de crédito, dentre muitos outros) sobre os quais o investidor espera retorno financeiro viável – juros, valorização na bolsa, etc.

Existem muitas possibilidades de aplicação financeira: poupança, fundos de investimento, certificados de depósito bancário, cada uma com níveis de risco e prazos de retorno diferenciados. Ao escolher esta modalidade de investimento, o interessado precisa pesquisar bastante as variadas possibilidades de aplicação, para poder ter maiores chances de conseguir um bom rendimento do dinheiro investido.

Qual o melhor investimento?

Quando falamos de investimentos, não há uma receita mágica. Tudo depende do perfil do investidor. Há aqueles que, além de investir, desejam conhecer um novo mercado, ampliar seus conhecimentos sobre gestão, ter a possibilidade de gerar empregos e ainda contar com a possibilidade de rápido retorno sendo o “próprio patrão”, sem abrir mão da segurança sobre o capital investido.

Para este perfil, empreender em uma franquia será, certamente, uma melhor opção, pois permite que o investidor viva os desafios de uma jornada empreendedora, mas contando com o suporte e confiabilidade de uma marca já reconhecida no mercado.

Por outro lado, as aplicações financeiras são opções interessantes para quem deseja ver seu dinheiro render, sem, necessariamente, efetivar uma mudança em sua carreira.

É possível ainda unir estas duas modalidades de investimento. Isso mesmo! Muitos investidores optam por manter suas aplicações em ativos financeiros e ainda empreender com mais estrutura por meio do sistema de franquias. Essa união é excelente, pois a diversificação nos investimentos só facilita a possibilidade de acumular rendimentos positivos.

Porque empreender em uma franquia é um bom negócio?

Abrir a própria empresa e mudar o rumo de uma carreira é o sonho de muitos brasileiros. Só no ano passado, o número de novos negócios no país cresceu mais de 13% de acordo com dados da Boa Vista SCPC. Além disso, segundo ranking da Expert Market, o Brasil é a 5ª nação com empreendedores mais determinados.

Apesar disso, enfrentar os riscos de um ambiente empreendedor nacional altamente concorrido, sobretudo para quem está iniciando uma jornada no mundo empresarial, pode ser realmente desafiador. Neste cenário, a opção de empreender em uma franquia consolidada no mercado, que ofereça não só um diferencial competitivo frente a concorrência, mas também suporte na gestão, marketing e tecnologia do negócio, é uma excelente escolha para os investidores.

Atuando no setor que mais cresceu em 2017 dentro do mercado de franquias (Saúde, Beleza e Bem-Estar), a Odontoclinic surge como uma alternativa forte para quem deseja retorno e possibilidade de expansão dos negócios. Com mais de 170 clínicas em todo o Brasil, 9 mil consultas por dia e cerca de 70% dos franqueados possuindo mais de uma unidade, a Odontoclinic oferece para seus franqueados uma estrutura baseada em inovação de ponta, tratamentos de qualidade e atendimento de excelência. Por tudo isso, fomos vencedores do ‘Prêmio Época ReclameAQUI: as melhores empresas para o consumidor’ de 2017. Quer fazer parte deste time vencedor? Então venha agora mesmo empreender conosco!

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste