Sem categoria

O crescimento do setor de franquias pode impulsionar seu negócio: veja como!

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


O artigo de hoje traz uma boa notícia para quem investiu ou deseja iniciar um negócio no mercado de franquias: confirmando as expectativas de associações e especialistas, o segmento vem crescendo de modo considerável neste ano.  

Tal avanço, aliás, é uma ótima oportunidade para que franqueados de todo o país impulsionem a expansão de seus negócios. Querem saber como? Leiam este post e confiram!  

O mercado de franquias no primeiro semestre de 2018

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o nível de faturamento do mercado de franquias cresceu quase 7% no primeiro semestre de 2018, quando comparado com o mesmo período de 2017, impulsionado, principalmente, por jovens, aposentados e pessoas que buscam uma nova chance no mercado de trabalho. 

Diante da estabilidade do setor, que vem crescendo continuamente mesmo em anos de crise econômica, e da própria diversidade de um mercado cheio de opções de investimento para aqueles que desejam abrir um negócio, este é um ótimo momento para que os gestores aprimorem os processos de gestão de suas franquias e assim, possam aproveitar o momento para também se fortalecer.  

A hora é boa para investir em uma franquia?

Certamente. Para isso, entretanto, é importante seguir alguns passos. Antes de tudo, vale a pena acompanhar as tendências do mercado de franquias para investir em um setor com maiores chances de crescimento.  

De acordo com a ABF, por exemplo, em 2017, o setor que puxou o crescimento do faturamento no mercado de franquias foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estarque inclui clínicas de estética, médicas e odontológicas, e cresceu 12,1% no acumulado do ano passado, movido por questões como o aumento da longevidade da população brasileira e a preocupação com questões estéticas. 

Além disso, investir em marcas com potencial de expansão é outro passo fundamental para realizar um investimento assertivo e, consequentemente, crescer dentro do mercado de franquias. Na Odontoclinic, primeira rede de franquias do setor odontológico no país, por exemplo, nós já contamos com mais 170 clínicas em todo o Brasil. E em nosso time, 70% dos franqueados possuem mais de uma unidade! 

Algumas dicas para o crescimento de sua franquia

Por fim, vale a pena reforçar três dicas para que você aproveite este momento como impulso para a expansão do faturamento de sua franquia: 

Invista no relacionamento com o cliente

Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, basta uma experiência negativa para que quase 30% dos clientes de uma marca cortem relações ela.  

Logo, diante da mudança no perfil dos consumidores (cada vez mais exigentes e bem-informados), investir em ações de encantamento, que envolvem desde um atendimento de excelência até o pós-venda e o acompanhamento constante do consumidor, é fundamental para que seu empreendimento possa aproveitar o bom momento do mercado de franquias para crescer.

Profissionalize sua gestão

Gestão por instinto é coisa do passado. Por isso mesmo, qualquer negócio que deseja crescer precisa profissionalizar suas rotinas gerenciais, incluindo a implantação de indicadores e processos bem estruturados no plano da gestão financeira, de pessoas, de marketing e de inovação. 

Equilibre suas contas

Por fim, não é possível crescer com as contas sempre no vermelho! Em outras palavras: você precisará equilibrar as contas de sua unidade de franquia, por meio de processos sérios de gerenciamento financeiro, acompanhamento diário e preciso de suas entradas e saídas, projeções de crescimento, além de visão estratégica. 

Dados estes passos, temos certeza que suas chances de crescimento, diante dos bons ventos do mercado de franquias, serão significativas. Aproveite!  

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste