Artigos

O que devo comprar para montar um consultório odontológico

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Um dos maiores desafios dos dentistas é com certeza montar o próprio consultório. Nesse quesito as dúvidas são muitas: onde montar, o que comprar, como escolher fornecedores, como decorar. Para lhe ajudar nessa jornada, fizemos um passo a passo da lista de itens que você não pode esquecer na hora de montar um consultório.

Montando a sala de atendimento do consultório odontológico

O tamanho mínimo de uma sala de atendimento é 10m2. Esse é o espaço necessário para proporcionar boa mobilidade na hora de realizar os procedimentos.

Para começar o projeto, decida onde instalará o equipo porque é a partir desta localização que definiremos todo o resto. Calcule um raio de um metro e deixe livre para circulação. Esse espaço é considerado pela Vigilância Sanitária como espaço contaminado e por isso deve ficar longe de armários, por exemplo.

Depois que definiu esse raio é hora de pensar nos móveis. Existem empresas especializadas em vender móveis para consultórios odontológicos, porém muitos dentistas optam por desenhar o projeto e confeccionar a movelaria de forma personalizada. Nesse quesito, o importante é que você consiga aproveitar bem o espaço da sala, tornando o consultório funcional.

Uma boa dica é colocar rodinhas nos armários mais usados, permitindo maior mobilidade do espaço. Dessa forma, você consegue trocar as peças de lugar, sem a necessidade de reforma.

Equipamentos para montar um consultório odontológico

Vamos listar aqui equipamentos que não podem faltar para montar um consultório odontológico. A ideia dessa parte é oferecer também a localização de empresas fornecedoras para que você possa iniciar sua pesquisa.

Um equipo ou cadeira odontológica – no mercado existem algumas marcas bastante conceituadas, mas o importante é escolher um equipamento que tenha boa assistência técnica, que seja de fácil limpeza para atender as normas de biossegurança e que possibilite realizar a integração com elementos adicionais. Abaixo relacionamos algumas empresas que atuam nesse ramo.

Dabi Atlantis | Gnatus | Kavo | Olsen

Autoclave – a escolha da Autoclave será determinada principalmente por dois fatores: a quantidade de profissionais que atendem na clínica ou que dividem o consultório com você e as especialidades de cada um deles. O volume e o tamanho dos instrumentais são fatores importantes para definir o tamanho do equipamento. Você pode encontrar bons exemplares na Gnatus e na Cristófoli. Agora, se você ainda tem dúvidas de como escolher a melhor Autoclave para o seu consultório, acesse e veja outras dicas.

Fotopolimerizador – para acertar na compra do Fotopolimerizador o importante é analisar a versatilidade do equipamento e o conforto. Cada dentista tem uma necessidade diferente e se adapta de forma individual ao equipamento. Se em seu consultório você for se posicionar como um profissional polivalente, o importante é ter um equipamento com mais de uma função.

Agora, se já tiver bem especializado, procure escolher um Fotopolimerizador que melhor atenda às necessidades de sua especialidade. Entre as marcas mais populares estão: Gnatus, Dabi e Kavo.

Compressor – a escolha do Compressor não tem muito segredo, mas uma boa dica é escolher modelos mais silenciosos. Os mais populares são: Schulz e Fiac.

Raio X – muitos dentistas no começo de carreira optam por não adquirir o Raio X pelo valor do equipamento, mas ele é essencial para o diagnóstico. Além disso, o paciente também se sentirá mais seguro se a sugestão de tratamento for feita com base em uma prova. Por isso, vale o investimento. Confira alguns modelos disponíveis no mercado: Gnatus e Kavo.

Kit alta e baixa rotação – esse é um item que provavelmente você já deve ter adquirido na faculdade, mas se por algum acaso você não acertou na compra, vamos dar algumas dicas de como escolher seu kit.

Um ponto importante é a durabilidade. Muitas vezes, vale a pena investir em um kit mais caro, porém com maior tempo de duração. Outro fator decisivo é a irrigação em spray, isso evita que a água espirre no seu rosto durante o procedimento. Seguem alguns modelos para sua avaliação: Kavo, Dabi e Gnatus.

Qual a lista de material odontológico para consultório?

Além de pensar nos equipamentos do seu consultório, outro ponto importante é pensar no material odontológico para consultório e o quanto deles é preciso estocar. O quanto comprar de cada item vai depender do volume de profissionais que utilizarão os materiais. Um bom método de mensurar a quantidade de uso é observando a prática. Por exemplo: anote o quanto você utiliza de algodão, por atendimento. Com esse número aproximado, você poderá calcular a necessidade de compra para o mês.

Importante você se programar para fazer compras mensais, com o volume grande, o desconto também cresce. Mas, não esqueça de olhar a validade dos produtos. Itens como resina tem baixa durabilidade e não podem permanecer em estoque por muito tempo.

Listamos outros itens bem importantes:

– Anestésico sem vaso;

– Anestésico tópico;

– Anestésico com vaso;

– Bicarbonato de sódio;

– Cariostático;

– Cimento cirurgico;

– Cimento endodôntico;

– Clorexidine 0,12%;

– Clorexidine 2%;

– Cones acessórios;

– Cones guta;

– Cunhas de madeira;

– Dessensibilizante;

– Discos soflex;

– Dycal;

– EDTA;

– Flúor tópico;

– Flúor verniz;

– Formocresol;

– Hemostesin;

– Hipoclorito;

– Ionômero de vidro;

– IRM;

– Matriz metálica;

– Paramono;

– Pasta de polimento resinas;

– Pasta profilática;

– Resinas (A1, A2, A3, A3,5, A4, B1, T, 0A2, OA3);

– Roletes de algodão;

– Selante;

– Sugadores;

– Tartarite;

– Tiras de lixa metálicas e poliéster;

– Tiras de poliéster;

– Tricresol.

Agora que já preparou sua lista de itens, é hora de ir às compras e pesquisar preços. O mercado de Odontologia cresceu muito e com ele as ofertas que atendem esse público. E com tantas ofertas, vale pesquisar, pesquisar e pesquisar. Algumas empresas oferecem programas de pontos e dependendo do volume de suas compras, é possível negociar até o primeiro estoque.

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste