Sem categoria

Os 5 maiores erros na gestão financeira de uma franquia

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


O mercado de franquias, conforme já explicamos aqui no blog, é um dos mais sólidos e rentáveis segmentos de negócio do país. Isso não significa que você descuidar da gestão do negócio, afinal de contas, um mau gerenciamento interno está entre as principais razões para o encerramento de empresas, segundo estudo anual do Sebrae.

E dentro do universo da gestão, sem dúvidas, um gerenciamento financeiro eficiente está entre os principais pilares para o crescimento sustentável de uma franquia. Pensando nisso, no post de hoje separamos quais os principais erros de gestão financeira que um franqueado pode cometer e como é possível sanar estas falhas para que ele tenha sucesso no mundo dos negócios. Não deixem de acompanhar!

  • Não manter um fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o instrumento-base de qualquer gestão financeira eficiente e, por isso, descuidar deste acompanhamento que, se possível, deve ser diário, é uma das falhas mais comuns e evitáveis quando falamos da sustentabilidade de uma franquia.

De modo bem objetivo, o fluxo de caixa é a relação entre as entradas e saídas de capital de um negócio. Este registro, das receitas e despesas, deve ser mantido do modo mais detalhado possível, para aumentar a precisão de sua tomada de decisões e evitar riscos para o futuro de sua franquia.

  • Não separar as contas da franquia das contas pessoais

Misturar contas pessoais com as contas da empresa é outro erro bastante corriqueiro no dia a dia das franquias e que pode afetar consideravelmente a gestão de uma clínica odontológica. Além de impactar no fluxo de caixa e no acompanhamento do crescimento do negócio, esta prática pode gerar distorções nos custos fixos da franquia. O ideal para evitar este tipo de problema é estabelecer um pró-labore – remuneração que o franqueado estabelece para si mesmo e para os sócios do negócio – e seguir à risca os valores estabelecidos.

  • Não buscar apoio da franqueadora

Uma das principais vantagens de participar do sistema de franquias é contar com a possibilidade de buscar apoio do franqueador para enfrentar os desafios comuns do dia a dia empresarial. Na Odontoclinic, por exemplo, além de oferecermos treinamentos de gestão, orientamos os franqueados a estabelecerem processos bem-estruturados e indicadores financeiros que irão auxiliá-los a manter as contas da franquia sempre no azul.

Além disso, contamos com um sistema de gestão de ponta, que possibilita o acompanhamento da evolução de sua clínica em tempo real e lhe dará maior poder para a tomada de decisões. Tudo isso para garantir um crescimento financeiramente sustentável de sua clínica.   

  • Falhar na gestão do estoque

Imagine que você está em meio a um tratamento e percebe que algum material importante está em falta na sua clínica. Para não correr esse e outros riscos – como a perda de itens fora da validade ou o excesso de materiais armazenados, somente uma gestão de seu estoque realizada com eficiência deve ser considerada como instrumento ideal.

Diretamente ligada a gestão financeira, o gerenciamento de estoque envolve ainda o acompanhamento dos custos de seus produtos e quais deles são mais utilizados para determinar, por exemplo, os preços de um tratamento, promoções e outras decisões de ordem financeira e estratégica.

  • Perder prazos de vencimento

Por fim, para crescer com segurança, evitar a perda ou má-relação com fornecedores e não impactar na imagem tanto de sua franquia quanto da marca que você representa, manter as contas em dia é indispensável.

Por tudo isso, tenha responsabilidade na gestão financeira de seu negócio, evitando erros que podem comprometer a evolução da franquia e bons negócios!

Gostou do conteúdo de hoje? Então se aprofunde ainda mais em tópicos de gestão com o e-Book “Gestão por indicadores de uma clínica odontológica”, que lhe fornece toda uma base para que possa gerir sua clínica por meio de indicadores estratégicos e até o próximo post!

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste