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Os 5 principais erros na escolha de uma franquia

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por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Conforme nós sempre abordamos por aqui, o mercado de franquias é uma das opções mais interessantes e confiáveis para quem deseja abrir um novo empreendimento no Brasil. Só para este ano, por exemplo, a expectativa de expansão do segmento é de 9% até o fim de 2018, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Entretanto, como qualquer investimento, para ser bem-sucedido dentro do mercado de franquias, é necessário estudo, interesse e, sobretudo, evitar alguns equívocos comuns que acabam comprometendo o sucesso de empreendedores menos preparados.

Pensando nisso, nós separamos aqui os 5 principais erros na escolha de uma franquia, para que você possa começar com o pé direito e defina sua trajetória de modo estratégico.

Levar em conta somente o valor de investimento

Uma das principais falhas na escolha de uma franquia consiste em levar em conta somente o valor do investimento. Apesar de parecer atrativo, opções de valor muito baixo, em muitos casos, não contam com a mesma segurança, confiabilidade e suporte de uma marca já consolidada no mercado.

Além disso, há uma série de outros fatores que devem ser considerados pelo investidor, como: interesse e conhecimento pelo setor no qual a franquia está inserida, perfil da franquia e do próprio investidor, facilidade de contato com o franqueador e outras unidades da franquia, além dos índices de crescimento da marca.

Não acompanhar as tendências

Ficar antenado com as tendências do mercado de franquias é uma questão decisiva na hora de escolher em qual marca investir. Por isso, não acompanhar as mudanças deste mercado pode comprometer o sucesso de um novo empreendimento.

Em 2017, por exemplo, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual fazem parte as Franquias Odontológicas como a Odontoclinic, foi o que mais cresceu quando falamos de expansão do faturamento.

De acordo com a ABF, o setor cresceu mais de 12% no ano passado e deve seguir em ótimo ritmo, graças ao aumento da longevidade da população brasileira e a preocupação com questões estéticas.

Não estudar o mercado

Aqui vale reforçar novamente a importância em se estudar o mercado no qual se pretende investir. E isso vale tanto para o estudo do funcionamento do sistema de franquias, quanto para o setor do qual a marca que o investidor se interessa faz parte.

Esta análise do mercado é fundamental para que o futuro empreendedor possa elaborar estratégias de crescimento, entenda os desafios do setor e possa superar a concorrência.

Não estudar o contrato

Outra falha comum de investidores é não estudar, com calma, o contrato que estabelecerá a relação com sua franqueadora. Este equívoco pode dificultar o diálogo, impactar no crescimento da franquia e no atendimento dos objetivos de excelência de uma marca.

Vale salientar que as obrigações, tanto do franqueado quanto da franqueadora, devem sempre estar dispostas no contrato entre as partes e que uma base geral destas informações também precisam ser disponibilizadas na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento entregue para os investidores que desejam administrar uma franquia em uma determinada rede.

Por isso mesmo, é fundamental que o franqueado leia atentamente estes documentos, para que tenha ciência sobre suas obrigações e sobre o perfil da rede em que ele atuará.   

Não fortalecer o diálogo com os franqueadores

Por fim, o sistema de franquias só funciona a partir de uma relação de parceria. Se o investidor entendeu que o perfil de uma marca vai de encontro aos seus objetivos enquanto empreendedor, é crucial buscar o diálogo com os franqueadores sempre que surgir qualquer dúvida ou dificuldade, afinal de contas, o suporte de uma marca consolidada é uma das principais vantagens do modelo de franquias.

Na Odontoclinic, por exemplo, nós oferecemos todo o apoio que nossos franqueados merecem. Em nossa rede, você poderá contar com um gerente de negócios, que nunca lhe deixará sozinho e lhe auxiliará a vencer os desafios do mercado de franquias.

Além disso, nós oferecemos treinamentos, encontros, e uma academia de formação exclusiva para ampliar sua capacitação e de sua equipe.

Agora que você já conhece as falhas na escolha de uma franquia e sabe como evitá-las, navegue pelo nosso site e veja porque a Odontoclinic é a opção ideal para quem deseja ter sucesso no segmento de franquias odontológicas!

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Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
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