Sem categoria

Porque investir no mercado de franquias?

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Abrir o próprio negócio. Este, certamente, é o sonho de muitos brasileiros e, diante da retomada econômica do país, 2018 é um ano que apresenta ótimas oportunidades para quem busca opções de investimento e deseja, enfim, iniciar uma jornada empreendedora. Uma delas é o mercado de franquias. Você sabia, por exemplo, que o segmento é um dos que conta com crescimento mais robusto e constante no Brasil?

Pensando nisso, neste artigo, iremos lhe explicar porque investir no mercado de franquias é uma das opções mais vantajosas quando o assunto é abertura de empresas, trazendo algumas informações relevantes sobre este segmento e o que o diferencia do processo de lançamento de um negócio independente. E então, vamos lá?

Entendendo o mercado de franquias no Brasil

Primeiramente, é interessante realizarmos um breve panorama sobre o mercado de franquias no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgados este ano, este segmento cresceu 8% em 2017, com faturamento aproximado de R$ 163 bilhões. Tais números são muito significativos, sobretudo quando levamos em conta que o país ainda contém traços da crise que trouxe impactos negativos para diversos setores do meio empresarial.

Esta, aliás, é uma das provas da força do mercado de franquias no Brasil. Para se ter uma ideia, mesmo nos anos de 2015 e 2016, período no qual o país passou por uma forte recessão econômica, ainda assim o segmento de franquias apresentou crescimento superior a 8% de acordo com a ABF.

Para 2018, com a queda nos índices de inflação e taxa básica de juros (Selic), além da melhora nos índices de confiança do consumidor e do empresariado, a expectativa é de um crescimento ainda maior para o mercado de franquias (na casa de 9% a 10%). A geração de empregos no setor também deve aumentar, crescendo até 3% em 2018.

Dentre os setores de maior destaque em matéria de crescimento no mercado de franquias, vale a pena citarmos o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que engloba clínicas odontológicas, hospitais, consultórios, centros de estética, etc. Em 2017, o setor encabeçou a lista dos que mais se expandiram em matéria de faturamento, com crescimento de 12,1%. Logo abaixo tivemos os setores de Hotelaria e Turismo (9,7%) e Serviços (9,2%). Tais números fornecem pistas interessantes para quem está buscando onde investir!

As principais vantagens do setor de franquias

Agora que já apresentamos um panorama de dados do mercado de franquias, vale a pena listarmos algumas das razões que demonstram porque investir neste segmento aumentará suas chances de sucesso:

1.Conte com o suporte do franqueador

Uma das principais vantagens para os investidores que desejam começar um empreendimento e têm interesse no mercado de franquias é a possibilidade de contar com toda a expertise dos franqueadores na hora de abrir seu negócio. Ao invés de lidar com todo o processo de implantação de rotinas internas do zero, o franqueado poderá contar com processos de gestão já estabelecidos, indicadores e métricas para acompanhamento de resultados, apoio de marketing, além do suporte de uma marca já consolidada em seu nicho de atuação.

2. Reconhecimento de mercado

Todo o lançamento de uma nova marca apresenta riscos de aceitação do público e, caso vença os obstáculos iniciais inerentes à fundação de uma empresa, ainda assim pode ter que enfrentar um tempo considerável até que obtenha faturamento relevante. Não à toa, segundo o IBGE, a maior parte das novas empresas fecha nos primeiros cinco anos de vida. Já quando falamos do mercado de franquias, estamos tratando de negócios que já contam com um reconhecimento significativo do público e, por isso mesmo, podem oferecer retorno em prazos reduzidos e maiores chances de sucesso para o empreendedor, fator que explica o crescimento do setor de franquias conforme apontamos acima.

3. Poder de expansão

Quanto mais forte a franquia, maior seu poder de expansão. Por isso, em muitas marcas consolidadas, é comum ver franqueados gerenciando mais de uma unidade de negócio, fortalecendo ainda mais o poder da rede em que investiu e, consequentemente, ampliando as possibilidades de multiplicar seu faturamento.

4. Estudo de viabilidade

Marcas reconhecidas no mercado de franquias oferecem para o franqueado todo um estudo da viabilidade do negócio em sua região, verificando quais os melhores locais para aquele determinado empreendimento e de que forma será possível atingir o maior número de consumidores. Deste modo, uma relação ganha-ganha novamente é fortalecida, com a marca expandindo sua visibilidade em novos territórios e o franqueado ampliando suas possibilidades de retorno em curto prazo.

5. Maior segurança para o investimento

Por fim, todos estes fatores em conjunto oferecem maior segurança para que o investidor possa ver seu capital multiplicado, garantindo um faturamento mensal dentro de um segmento que só cresce no país.

Como vimos, o mercado de franquias está fortalecido no Brasil. Que tal aproveitar este início do ano para transformar seu sonho em realidade e se tornar, definitivamente, um empreendedor de sucesso?

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste