Artigos

Quais os principais desafios na hora de abrir uma franquia?

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Apresentando crescimento sólido e contínuo mesmo em anos de crise, abrir uma franquia pode ser a solução perfeita. O segmento de franquias é um dos principais e mais seguros caminhos para quem deseja abrir um negócio e iniciar uma jornada empreendedora de sucesso. Só em 2017, este mercado apresentou expansão de 8% e prevê alta de 9% em 2019, de acordo com levantamento anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Estes números, certamente, atraem ainda mais o olhar de investidores para um segmento bastante diversificado e que move a economia do país.

Apesar disso, como qualquer escolha de investimentos, o segmento de franquias apresenta alguns desafios que precisam ser considerados pelos empreendedores na hora de buscar uma rede franqueadora. Neste artigo, separamos seis questões essenciais para que você possa ter sucesso neste mercado e seja capaz de revolucionar sua vida profissional. Acompanhe!

O entendimento do mercado

Primeiramente, é essencial que o futuro franqueado estude com profundidade o mercado antes de abrir uma franquia. Busque acompanhar os índices de crescimento, as possibilidades de investimento e quais delas se relacionam com seu perfil empreendedor. Blogs, sites e revistas de negócios e empreendedorismo, além de associações como o Sebrae ou a própria Associação Brasileira de Franchising são excelentes fontes de conteúdo para quem está interessado em investir numa franquia. Lembre-se: conhecimento é poder.

O estudo dos setores mais fortes

Ainda no campo do estudo de mercado, para aqueles que já sabem que desejam investir no segmento de franquias, mas tem dúvidas sobre qual setor pode ser mais vantajoso e lucrativo, uma boa dica é acompanhar quais tem sido as áreas que mais crescem neste universo. O setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual fazem parte franquias odontológicas como a Odontoclinic, por exemplo, foi o que mais cresceu no quesito faturamento em 2017, com alta de 12,1% no acumulado do ano passado. Acesse este post do nosso blog e veja outras tendências fortes do mercado de franquias.

O perfil do empreendedor

Autoconhecimento é outro fator essencial, independentemente da trajetória que será traçada no mundo dos negócios. Sendo assim, para abrir uma franquia é preciso analisar o próprio perfil empreendedor e identificar se ele se enquadra nas exigências do mercado de franquias é indispensável para se conquistar o sucesso neste segmento. Capacidade de atender os padrões de uma grande rede, desejo por empreender com uma marca já reconhecida no mercado e entendimento das relações de parceria entre franqueados e franqueadores, são algumas das questões que você precisará analisar.

A necessidade de buscar franquias confiáveis e reconhecidas

Há uma infinidade de organizações franqueadoras no mercado. Na hora de optar por uma delas, busque estudar seu modelo de franquia, exigências e vantagens, além de pesquisar se você está tratando, de fato, com uma marca confiável, ética e reconhecida no mercado. Ao avaliar estes pontos, suas chances de expandir os negócios e conduzir mais de uma franquia são significativas e muito mais seguras. Para se ter uma ideia, na Odontoclinic, marca mais respeitada pelo consumidor no setor odontológico e vencedora do prêmio Época I ReclameAQUI: As melhores empresas para consumidor 2017, mais de 70% dos franqueados possuem mais de uma clínica da marca.

Capacidade para acompanhar os padrões organizacionais da franquia

Também é importante estar ciente que, ao empreender por meio de uma marca com grande reconhecimento no mercado, o franqueado precisará atuar segundo os padrões de excelência daquela organização. Em franquias sérias e confiáveis, diversos treinamentos são oferecidos para que os franqueados consigam atingir estes padrões sem maiores dificuldades e tenham ainda mais possibilidades de aumentar seus ganhos e retorno sobre os investimentos.

A importância de atuar com uma visão colaborativa

Para concluir, o último desafio na hora de abrir uma franquia consiste na capacidade de trabalhar em equipe, fortalecendo uma verdadeira relação de parceria com os franqueadores e uma colaboração mútua que favoreça tanto o seu crescimento individual como investidor, quanto o posicionamento de mercado da empresa franqueadora. Afinal de contas, o crescimento da marca que você escolheu para investir impulsionará seu próprio sucesso pessoal no mundo dos negócios. E então, está pronto para cultivar uma relação ganha-ganha e tirar o sonho do empreendedorismo do papel?

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste