Artigos

Qual o papel do gerente de negócios de uma franquia e como ele te ajudará a crescer?

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Uma das principais questões que um empreendedor deve fazer na hora de investir em uma franquia é: que tipo de apoio a franqueadora irá me fornecer para auxiliar em meu crescimento?

Sem dúvida, o suporte do franqueador é fundamental para que uma franquia possa se expandir de acordo com os objetivos do negócio, gerando lucros para o investidor e ainda mais sucesso para a marca dentro de seu mercado.

Por isso mesmo, na Odontoclinic, nós contamos com uma série de ações para potencializar o crescimento de nossos franqueados: a Academia Odontoclinic, com cursos presenciais e a distância para que os franqueados possam capacitar suas equipes e desenvolver skills de gestão; Ferramentas digitais como um Sistema de Gestão completo para que o franqueado tenha total controle de seu negócio; além do gerente de negócios regional, que nunca te deixará sozinho em sua jornada empreendedora.

E no artigo de hoje, nós vamos te explicar um pouco mais sobre o papel do Gerente de Negócios, figura central no crescimento de uma franquia. Acompanhe!

O mercado de franquias no Brasil

Apenas para iniciar, vale a pena traçarmos um breve panorama sobre o mercado de franquias no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgados este ano, este segmento cresceu 8% em 2017, com faturamento aproximado de R$ 163 bilhões.

E para 2018, a expectativa é ainda mais positiva: o mercado de franquias deve crescer cerca de 9% no ano, o que demonstra a força deste segmento no Brasil, que vem se mantendo firme mesmo em anos de crise econômica.

Dentro deste mercado, o setor de maior destaque em matéria de crescimento foi o de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que engloba clínicas odontológicas, hospitais, consultórios e centros de estética. Em 2017, ele encabeçou a lista dos que mais se expandiram o faturamento, com crescimento de 12,1%.

O papel do Gerente de Negócios no crescimento de uma franquia

Mas mesmo diante da força do segmento de franquias, certamente o franqueado irá precisar de suporte para que possa vencer neste mercado. E sua relação com os Gerentes de Negócios Regionais será decisiva nesta jornada.

No Sistema de Franquias Odontoclinic, o Gerente de Negócios Regional é um profissional com formação multidisciplinar, que busca analisar todos os departamentos de uma clínica odontológica (atendimento, finanças, treinamento de profissionais, estoque, etc.) e melhorar a eficiência do negócio, potencializando assim, as chances do franqueado de obter melhores resultados em relação a expansão e ao faturamento de sua clínica.

O gerente de negócios trabalha a partir de indicadores de performance que avaliam o desempenho de uma clínica e como ela pode evoluir ainda mais para atender melhor seus pacientes e conquistar novos públicos.

Para isso, a Odontoclinic conta com um centro de inteligência competitiva, onde são monitorados os números e índices de performance de cada clínica. Caso haja algum índice que esteja fora do que se espera para uma unidade, o gerente de negócios entra em ação, desenvolvendo um plano de melhorias exclusivo, de acordo com as necessidades daquele franqueado.

As responsabilidades do Gerente de Negócios Regional

Para facilitar sua compreensão sobre o papel do Gerente de Negócios Regional, listamos abaixo, as quatro principais responsabilidades destes profissionais:

1. Garantir uma visão ampla do negócio

Graças a uma formação multidisciplinar, o gerente de negócios é um profissional capacitado para lhe fornecer uma visão comercial, administrativa e de todos os processos de uma clínica, auxiliando você em seu processo de tomada de decisões e trajetória de crescimento.

2. Contribuir para o crescimento comercial

Se você pensa em atender um grande número de pacientes com qualidade, o gerente de negócios regional será seu parceiro ideal, pois ele te auxiliará a desenvolver alavancas de venda, direcionando produtos e tratamentos específicos para cada tipo de paciente de sua clínica.

3. Planejar melhorias estratégicas

O gerente de negócios nunca lhe deixará na mão. Caso seja identificado algum indicador de performance abaixo do esperado, este profissional irá te auxiliar a promover melhorias estratégicas, garantindo resultados positivos para sua clínica.

4. Dar o suporte que o franqueado precisa para crescer

Em outras palavras: o gerente de negócios é o parceiro que você precisa para crescer. Durante sua jornada como franqueado da Odontoclinic, este profissional atuará ao teu lado, enxergando oportunidades e estruturando processos para que sua clínica possa se expandir de modo contínuo.

Com tudo isso, já é possível perceber que na Odontoclinic você contará com profissionais extremamente capacitados e processos muito bem estruturados que vão garantir uma operação de sucesso e resultados para seu negócio. Que tal então fazer parte deste time de sucesso?

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste