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5 passos para otimizar a gestão de uma franquia odontológica

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Implementar processos gerenciais bem estruturados é fundamental para o sucesso de qualquer empresa no ambiente de negócios contemporâneo. E com uma franquia odontológica não é diferente! Pensando nisso, no artigo de hoje, nós comentamos 5 etapas que não podem ser esquecidas na gestão de sua clínica. Não deixe de acompanhar!

A importância de uma gestão eficiente para os resultados de uma franquia odontológica

Você sabia que, segundo um importante estudo do Sebrae, problemas na gestão empresarial estão entre as principais causas para o fechamento de um negócio no Brasil?

Neste sentido, aperfeiçoar processos gerenciais, se manter antenado com as novas tendências do mercado, estudar o segmento no qual o negócio está inserido e investir, constantemente, em capacitação (tanto dos líderes da empresa quanto das equipes) são ações indispensáveis para que uma empresa sobreviva ao competitivo ambiente empresarial moderno.

Falando especificamente das rotinas de uma franquia odontológica, antes de tudo, é importante contar com um bom planejamento inicial, inclusive para que você possa investir de modo mais assertivo, escolhendo uma franquia capaz de te oferecer todo o suporte necessário na hora de enfrentar os desafios do universo do franchising.

Após o planejamento inicial, que será realizado em conjunto com o franqueadora e deverá contar com um estudo do público-alvo de sua futura franquia, quais as especialidades que serão oferecidas e qual o nível da concorrência na região em que o negócio será aberto, é hora de estruturar processos de gestão baseados em métricas e indicadores, os quais, serão decisivos para melhorar os resultados de sua franquia.    

Logo abaixo, nós selecionamos 5 passos capazes de otimizar a gestão de sua franquia odontológica:

1. Aprimore sua gestão financeira

Nenhuma empresa, incluindo uma franquia odontológica, sobrevive sem contar com uma gestão financeira organizada, que permita que as contas do negócios fiquem equilibradas, permitindo assim, investimento nas áreas centrais de uma clínica com foco no crescimento.

Dentro deste contexto, questões básicas, mas essenciais, são os primeiros passos que devem ser implementados para melhorar a gestão financeira de uma franquia. Leve em conta os seguintes pontos:

  • A separação das contas pessoais das contas da franquia;
  • A implementação de um fluxo de caixa diário;
  • A manutenção de um calendário de pagamentos;
  • A separação de capital para investimentos;
  • O acompanhamento de todas as entradas e saídas de sua clínica odontológica.

Estes passos iniciais serão decisivos para que você evite erros na gestão de sua franquia, capazes de comprometer o futuro de seu empreendimento.

2. Aprofunde o estudo do mercado odontológico

Muitas pessoas se perguntam se é necessário ser um dentista para investir em uma franquia odontológica. A resposta é não. O que todos os investidores devem realizar, sejam eles profissionais da odontologia ou não, é um profundo estudo do mercado odontológico.

E isso porque, conhecer os desafios de um setor, suas demandas de inovação, as necessidades do público e as questões específicas de cada mercado, são obrigações de qualquer empreendedor que deseja ter sucesso.

Portanto, estude os índices do setor odontológico, quais suas principais carências e oportunidades e que alternativas um franqueado pode implementar para crescer.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o setor odontológico? Visite esse artigo que preparamos para você!

3. Trabalhe com métricas

Quando falamos na melhoria da gestão de uma clínica odontológica, o uso de indicadores é crucial, afinal de contas, gestão por instinto é coisa do passado!

Sem um conjunto de métricas e indicadores capazes de avaliar a qualidade do gerenciamento financeiro, do nível de satisfação dos consumidores e de questões como a gestão de estoques e pessoas, as chances de sucesso de sua jornada como franqueado irão se reduzir.

Mas não se preocupe. Hoje em dia, há uma série de conteúdos relevantes para quem deseja implementar uma gestão mais profissional em seu negócio. A Odontoclinic, por exemplo, preparou um e-book exclusivo para você gerenciar sua clínica por meio de indicadores. Faça aqui o download!

4. Invista no Customer Experience

Você já parou para pensar no nível de satisfação dos pacientes de sua franquia odontológica? Caso não esteja dando tanta atenção a este ponto, saiba que suas chances de sucesso, hoje em dia, são bem menores.

Atualmente, um dos conceitos que movem o mercado é o de Customer Experience. Adaptando o conceito ao universo odontológico, basicamente, estamos falando da percepção dos pacientes diante do atendimento e tratamento oferecidos por uma clínica. Esta percepção, por sua vez, influencia diretamente na construção de uma relação de lealdade e confiança entre clínicas e pacientes.

Para implementar uma visão centrada na construção de experiências positivas para um pacientes, antes de tudo,  é fundamental que dentista e gestores de clínicas odontológicas se familiarizem com este conceito, aprofundando seus estudos sobre o tema e buscando trocar experiências com outros profissionais que já implementaram ações de Customer Experience.

Além disso, é fundamental atender seus pacientes com empatia, se antecipando as necessidades daqueles que são a razão de existir de sua clínica e mantendo uma base de dados com informações relevantes como e-mail e telefone atualizados para contatos contínuos e para ações personalizadas.

Lembre-se: cada paciente é único, tem suas próprias necessidades e, se você o atender com encantamento, suas chances de criar uma base sólida de clientes aumentarão.

5. Planeje de modo estratégico o marketing de sua franquia odontológica

Uma das principais falhas na gestão de uma franquia odontológica consiste na falta de investimentos e atenção ao marketing.

Preocupados com a rotina de atendimento de suas clínicas, muitos dentistas e gestores acabam não dando a devida atenção para questões como a a evolução de canais de contato com os pacientes e o fortalecimento do marketing digital dentro do setor odontológico.

Logo, aqueles que planejam o marketing de uma franquia odontológica de modo estratégico e buscando sempre o apoio da franqueadora, saem na frente na hora de vencer em um mercado tão competitivo quanto o de odontologia.

Para te ajudar nesta jornada de tornar o marketing de sua franquia odontológica mais eficiente, nós preparamos um e-book com dicas práticas para que você atraia novos pacientes para sua clínica. Faça aqui o download!

Por fim, lembre-se: uma franquia odontológica só é realmente eficiente, quando os franqueados podem contar com todo o apoio do franqueadores em sua jornada de crescimento.

Na Odontoclinic, por exemplo, nossos franqueados podem contar com o apoio do gerente de negócios regional, profissional com formação multidisciplinar, que busca analisar todos os departamentos de uma clínica e melhorar a eficiência do negócio. Em outras palavras: se você quer ter sucesso na gestão de uma franquia odontológica, venha fazer parte da rede de franqueados Odontoclinic!

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Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.

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