Artigos

7 tendências do mercado de franquias para 2019

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


O fim do ano se aproxima e, nesse período, muitos empreendedores pensam em tirar os planos do papel e investir em um novo negócio. Mas, como todo investimento, a abertura de uma empresa exige planejamento e estudo das tendências para que as chances de sucesso de uma nova empreitada se potencializem. Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos falar sobre um setor que não para de crescer no Brasil: o mercado de franquias.

Só no primeiro semestre deste ano, por exemplo, o mercado de franquias cresceu quase 7% de acordo com levantamento da ABF – Associação Brasileira de Franquias. Este número reforça a ideia de que o mercado de franquias continua sendo um ótimo investimento para os empreendedores que sonham em começar o próprio negócio.

Mas, levando em conta este contexto de crescimento e pensando nos investimentos de fim de ano, outra pergunta importante precisa ser respondida: dentro do mercado de franquias, quais as principais tendências para 2019?

Ao longo deste artigo, nós falaremos de 7 tendências do mercado de franquias para 2019, com o intuito de auxiliar aqueles que desejam investir neste setor. Acompanhem!

Saúde, Beleza e Bem-Estar

Com o aumento da longevidade da população brasileira e a busca, cada vez maior, por tratamentos, produtos e serviços focados na estética, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar (que inclui desde salões de beleza até franquias odontológicas) deve continuar em seu ritmo de crescimento no ano de 2019. No ano passado, por exemplo, o setor liderou a expansão de faturamento no mercado de franquias, com crescimento de 12,1%. E os números se mantém positivos este ano: no segundo trimestre de 2018, o setor cresceu 8,9%

Alimentação

Outro mercado bastante consistente no Brasil é o de alimentação. Pensando no cenário geral, uma boa aposta é o nicho de alimentação saudável que, de acordo com a agência de pesquisas Euromonitor Internacional deve crescer, em média, 4,41% até 2021 no país. Dentro do mercado de franquias, o setor de alimentação como um todo cresceu 9,7% no segundo trimestre deste ano e tem tudo para manter sua força em 2019.

Educação

Para quem tem experiência ou deseja se aventurar no ramo educacional, uma boa opção são as franquias com foco em serviços educacionais que, em 2017, teve faturamento superior a 10 bilhões e pode continuar crescendo nos próximos anos graças a questões como o aumento do ensino a distância no Brasil. Segundo o MEC, o número de polos EAD no Brasil passou de 6.583 para mais de 15 mil neste ano.

Hotelaria e Turismo

O mercado de hotelaria e turismo também tem apresentado boa solidez nos últimos anos e continua sendo uma boa opção de investimentos para 2019. No segundo trimestre deste ano, o setor teve crescimento superior a 14%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising, mantendo-se atrás, apenas, da próxima tendência de nossa lista.

Entretenimento e Lazer

Liderando o crescimento no mercado de franquias no segundo trimestre de 2018, o mercado de entretenimento e lazer apresentou desempenho superior a 16%. O destaque deste nicho vai desde de franquias com foco em eventos e festas infantis até marcas com foco na oferta de entretenimento interativo e diversão em grupo.

Serviços

O mercado de serviços é bastante amplo e um dos pilares da economia brasileira. Apesar dos impactos da crise que afetaram o setor, este mercado vem retomando a força e, em junho, teve crescimento de 6,6% segundo o IBGE. O movimento foi positivo, também, para o segmento de franquias com foco em serviços: de acordo com a ABF, o setor cresceu mais de 8% no segundo trimestre deste ano.

Casa e Construção

E, para finalizar nossa lista com as 7 tendências do mercado de franquias para 2019, vale a pena fazer menção para o setor de casa e construção. Este nicho apresentou ótimo crescimento no segundo trimestre de 2018, com desempenho de 11,3% em relação a 2017. Com a retomada do crescimento do mercado imobiliário que vem ocorrendo nos últimos meses, as franquias de casa e construção tem tudo para manter o bom desempenho no próximo ano.

Gostou de nossa lista? Então aproveite para entender um pouco mais sobre porque investir no mercado de franquias!

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste