O que faz com que uma clínica, mesmo contando com dentistas capacitados, sofra para melhorar seu faturamento e expandir sua carteira de clientes? Sem dúvidas, como em qualquer setor empresarial, o insucesso no mercado de odontologia pode ser explicado por inúmeros fatores, mas, uma coisa é certa: clínicas que não contam com processos de gestão bem estruturados muito dificilmente poderão vencer os desafios inerentes à atividade empreendedora.

E isso porque, no ambiente de negócios contemporâneo formado por consumidores exigentes e alto nível de concorrência, não basta ser um profissional competente. É preciso contar com uma gestão que fortaleça a saúde financeira, o relacionamento com clientes e fornecedores, além de uma abertura para a inovação capaz de gerar diferenciais competitivos.

Pensando nisso, no artigo de hoje separamos algumas dicas sobre o que não pode faltar no dia a dia da administração de sua clínica. Vamos lá?    

A importância dos processos de gestão para o mercado de odontologia

Você sabia que uma má gestão do negócio está entre as principais razões para o encerramento de empresas, segundo estudo anual do Sebrae Apesar disso, muitos empreendedores, por falta de conhecimento e preparo, falham em questões essenciais como a gestão do caixa ou o acompanhamento de questões trabalhistas na hora de contratar um funcionário.

No mercado de odontologia, que ainda precisa evoluir quando o assunto é gestão de negócios, acaba sendo comum observar este tipo de erro operacional básico, além de observar  a ausência de processos e rotinas quantificáveis, com indicadores capazes de medir os pontos em que uma clínica vai bem e onde precisará melhorar.

Por mais óbvio que pareça, o que um dentista precisa ter em mente a partir do momento que decide abrir uma clínica é que ele passará também a ser um empresário e, portanto, terá responsabilidades que vão além de um bom know-how técnico e conhecimentos científicos. Em outras palavras: a gestão passará a ser tão importante quanto a capacidade que ele tem de oferecer serviços odontológicos de excelência.

O que não pode ser esquecido na gestão de uma clínica?

Para auxiliar doutores e outros investidores que estiverem interessados em iniciar um negócio no mercado odontológico, separamos alguns pontos essenciais que jamais devem ser deixados de lado no dia a dia da gestão de uma clínica:

Gestão Financeira

Cuidar do fluxo de caixa, acompanhar o faturamento da empresa, ficar atento às entradas e saídas de capital e dar conta dos custos operacionais são apenas alguns dos elementos que fazem parte dos processos de gestão financeira. Ter atenção com as finanças é indispensável e lhe possibilitará planejar investimentos e a expansão de sua clínica, sem que haja riscos para a sobrevivência da empresa.

Gestão de Estoque

Já pensou ficar sem o estoque de produtos básicos justamente em meio a uma consulta com um paciente? Não deixe sua clínica chegar a esse extremo e cuide da organização de entradas e saídas de itens de modo sistêmico e eficiente. Vale salientar que um gerenciamento de estoque bem realizado contribui diretamente na própria organização financeira da empresa, uma vez que você poderá acompanhar de modo mais claro os investimentos operacionais realizados no cotidiano.

Gestão do relacionamento com o cliente

Atender bem seus pacientes, como sabemos, é um dos segredos do sucesso de qualquer clínica. Mas, aqui, novamente, precisamos pensar de modo mais amplo. Gerir o relacionamento com o cliente implica em armazenar dados sobre eles  para futuros contatos, em criar ações de pós-venda e em pensar, de modo estratégico, sobre como oferecer as melhores experiências.

Gestão de pessoas

Do mesmo modo, investir no treinamento de seus funcionários, buscando capacitá-los para um bom atendimento e para a compreensão das rotinas de sua clínica, deve ser considerado um fator indispensável quando pensamos em gestão. Além disso, as questões trabalhistas (contratos, respeito ao horário de trabalho, regime de contratação) devem ser sempre respeitadas, para que não haja risco de sanções ou dores de cabeça desnecessárias.

Gestão organizacional e uso de indicadores

Se você não transforma suas rotinas operacionais em processos capazes de serem medidos, não há possibilidade de se falar de gestão, mas sim, de um clínica que se organiza de modo instintivo, na base do tato. Neste sentido, busque estudar indicadores para entender, por exemplo, como anda a qualidade de seu atendimento e dos seus colaboradores, quais os melhores modos de controlar a entrada e saída de funcionários, qual o nível de satisfação de seus pacientes e seus índices de retorno, entre outros pontos que não serão conduzidos com eficiência sem que haja estratégia, planejamento e visão metodológica.

E para você que tem interesse em se aprofundar neste tema, preparamos o eBook “Gestão por indicadores de uma clínica odontológica”, que lhe fornece toda uma base para que possa gerir sua clínica por meio de indicadores estratégicos.    

Gestão da inovação

Por fim, a inovação é a força capaz de gerar diferenciais competitivos para seu negócio. Buscar parcerias, estudar o que há de novo no mercado e separar capital para novos investimentos são alguns dos pontos que não devem ser esquecidos caso você queira fugir do “mais do mesmo” na oferta de serviços odontológicos.

A gestão é mesmo crucial para qualquer empresa. Não à toa, aqui na Odontoclinic, uma das principais preocupações que temos na relação com nossos franqueados é a de oferecer treinamentos e uma base sólida de conhecimentos gerenciais para que eles tenham sucesso no concorrido mercado odontológico.

Mas e você, já parou para pensar em como melhorar a gestão de seu clínica hoje?