Artigos

Quais as razões para o crescimento das franquias odontológicas e de saúde no universo do franchising?

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Para aqueles que buscam a oportunidade de abrir um novo negócio em 2019, certamente, o setor de franquias segue como uma boa opção. De acordo com projeções iniciais da Associação Brasileira de Franquias (ABF), o crescimento do faturamento do franchising este ano no Brasil deve ser de dois dígitos, incluindo aumento no número de unidades de franquias e de empregos gerados para a população. Dentro deste mercado, vale apontar que as franquias odontológicas e de saúde vem obtendo ótimo desempenho ao longo dos últimos anos.

Mas quais as razões para este fortalecimento? Neste artigo, você poderá conhecer mais características sobre o segmento de franquias odontológicas e de saúde, bem como, os motivos que explicam o crescimento deste mercado no país. Não deixem de ler! 

O mercado de franquias no Brasil

Antes de abordarmos detalhes sobre as franquias odontológicas e de saúde, vale a pena traçarmos um panorama sobre o mercado de franquias como um todo.

Novamente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgados ano passado, este setor cresceu 8% em 2017, com faturamento aproximado de R$ 163 bilhões. Tais números são muito significativos, sobretudo quando levamos em conta que o país ainda se encontra em ritmo de recuperação da crise econômica que nos afetou durante a última década.            

A capacidade de crescer mesmo em cenários de crise, aliás, é uma das provas da força do mercado de franquias no Brasil. Apenas para contextualização, mesmo nos anos de 2015 e 2016, período no qual o país passou por uma forte recessão econômica, ainda assim o segmento de franquias apresentou crescimento superior a 8% de acordo com a ABF.

E em 2018, embora os números ainda não estejam fechados, tudo indica que o setor deve fechar com crescimento na casa de 7%, graças, por exemplo, a queda nos índices de inflação e na taxa básica de juros (Selic), além da melhora nos índices de confiança do consumidor e do empresariado. Vale lembrar que até o terceiro trimestre do ano passado (data do último levantamento da ABF), o mercado de franquias foi responsável pela geração de 1,2 milhão de empregos diretos.

Ficou interessado em investir no setor de franquias? Então conheça 7 tendências deste mercado para 2019!

O crescimento das franquias odontológicas e de saúde

Voltando ao tema central do nosso artigo, o crescimento das franquias odontológicas e de saúde tem atraído investidores de diferentes mercados para este segmento. Para termos uma ideia, o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar (que engloba tanto as franquias odontológicas quanto as de saúde) liderou a expansão de faturamento no mercado de franquias em 2017, com crescimento de 12,1% (segundo dados divulgados ano passado pela ABF).

E os números seguiram positivos em 2018. Só no 2º trimestre de 2018, por exemplo, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve crescimento de 8,9%, dando indicativos de que o fortalecimento das franquias odontológicas e de saúde é uma tendência que veio para ficar.

Mas quais as razões para o crescimento das franquias odontológicas e de saúde? No tópico abaixo, enumeramos algumas respostas.

Algumas razões para o crescimento das franquias odontológicas e de saúde

Veja os motivos que explicam o crescimento das franquias odontológicas e de saúde e porque este segmento tem atraído investidores de diferentes mercados:

O aumento da longevidade da população brasileira: nas próximas décadas, a faixa da população de 3ª idade chegará a quase 30%, o que abre oportunidade para novas frentes de negócio, como clínicas especializadas em atendimento ao idoso e tratamentos estéticos para populações adultas;

Temos um mercado de saúde bucal robusto: O mercado de saúde bucal brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos, e a tendência é que ele continue fortalecido em 2019;

Quase 70% da população não tem plano de saúde, o que reforça a busca por serviços de saúde particulares independentes pela população que busca um melhor atendimento do que o oferecido no setor público;

O crescimento de novas tecnologias odontológicas para tratamentos mais estéticos: é o caso da ortodontia invisível e dos alinhadores transparentes, que levam pacientes para as clínicas odontológicas e oferecem oportunidades de negócio em franquias como modelos inovadores;

O Brasil é um dos dez maiores mercados de saúde no mundo, ocupando, atualmente, a 8ª posição no ranking mundial;

Os gastos com saúde no Brasil superam 9% do PIB, um dos maiores índices de todo o mundo.

Por tudo isso, as franquias odontológicas e de saúde devem manter seu ritmo de crescimento em 2019, gerando novas oportunidades para quem deseja abrir seu próprio negócio neste ano que se inicia. E para você que deseja investir neste segmento, venha para a Odontoclinic, a melhor rede de franquias odontológicas do país, com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil. Converse com a gente para fazer parte de uma rede campeã!     

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste