Artigos

Franquia de clínica odontológica é um bom negócio? Saiba tudo!

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Você já pensou em investir em uma franquia de clínica odontológica? Muitas vezes, temos o sonho de abrir nosso próprio negócio, porém, temos receio das dificuldades que terão de ser enfrentadas até que uma empresa atinja o sucesso, ou mesmo, achamos que não temos conhecimento suficiente para investir em um determinado mercado.

E se nós te dissemos que, dentro do setor de franquias, você poderá com todo o suporte necessário para estruturar sua empresa e, justamente por isso, não precisará, necessariamente, ser um especialista do segmento de negócio onde encontrou uma oportunidade de investimento. Basta força de vontade, interesse em aprender diariamente e capacidade de atuar como gestor.

Dentro deste contexto, no universo do franchising, um dos segmentos que mais vem crescendo nos últimos anos é mercado odontológico. Neste artigo, lhe apresentaremos alguns dados que comprovam que, sim, uma franquia de clínica odontológica vale muito a pena.

Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre o mercado de franquias no Brasil!

O mercado de franquias no Brasil

Como já reforçamos em alguns artigos de nosso blog, o mercado de franquias brasileiro é um dos setores de investimento mais confiáveis e seguros dentro do ambiente de negócios nacional.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgados este ano, por exemplo, este setor cresceu 8% no ano passado, com faturamento aproximado de R$ 163 bilhões. Tais números são muito significativos e demonstram a força do mercado de franquias, sobretudo quando levamos em conta que o país ainda está se recuperando da longa crise econômica que afetou o Brasil na última década.

Mas não foi só no ano passado que o mercado de franquias cresceu mais do que o próprio PIB brasileiro. Para termos uma ideia, mesmo nos anos de 2015 e 2016, ápices da recessão econômica, ainda assim o franchising apresentou crescimento superior a 8% de acordo com a ABF.

E para este ano, as expectativas também são animadoras. No segundo trimestre do ano, o mercado acumulou crescimento 8,4% maior do que o mesmo período do ano passado, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, novamente com dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Franchising.

Agora que você já sabe que o mercado de franquias é bastante resiliente e apresenta potencial de crescimento muito significativo para 2018, veja como funciona uma franquia de clínica odontológica!

O que é uma franquia de clínica odontológica?

Uma franquia de clínica odontológica nada mais é do que uma franquia focada na abertura de clínicas que oferecem tratamentos dentários, ortodônticos, odontopediátricos ou até mesmo multidisciplinares (com várias especialidades odontológicas em uma mesma clínica).

Embora seja uma opção muito buscada por dentistas, não é obrigatório que o investidor de uma franquia de clínica odontológica seja especialista neste mercado.

Na Odontoclinic, por exemplo, nós ofereceremos todo o suporte para que nossos franqueados enfrentem os desafios da abertura de um negócio no setor odontológico, incluindo desde o planejamento da clínica, a escolha do ponto, contratação de profissionais, apoio em ações de marketing, além da oferta de cursos e encontros para networking, aprendizado de técnicas de gestão e aprofundamento em questões do mercado de odontologia.

Como se não bastasse, a Odontoclinic também conta com os Gerentes de Negócio Regionais, responsáveis por analisar todos os departamentos de uma clínica odontológica (atendimento, finanças, treinamento de profissionais, estoque, etc.) e melhorar a eficiência do negócio, potencializando assim, as chances do franqueado de obter melhores resultados em relação à expansão e ao faturamento de sua clínica.

O gerente de negócios trabalha a partir de indicadores de performance que avaliam o desempenho de uma clínica e como ela pode evoluir ainda mais para atender melhor seus pacientes e conquistar novos públicos.

Para isso, a Odontoclinic conta com um centro de inteligência competitiva, onde são monitorados os números e índices de performance de cada clínica. Caso haja algum índice que esteja fora do que se espera para uma unidade, o gerente de negócios entra em ação, desenvolvendo um plano de melhorias exclusivo, de acordo com as necessidades daquele franqueado.

As franquias odontológicas são mesmo um bom negócio?

Agora chegou a hora da verdade: uma franquia de clínica odontológica é um bom negócio? A resposta é sim e quem diz isso não somos nós apenas, mas uma série de dados importantes.

No levantamento anual da ABF, por exemplo, foi demonstrado que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (do qual fazem parte as franquias odontológicas) foi o que mais cresceu em 2017 em relação a expansão de faturamento, atingindo 12% de crescimento em relação a 2016.

Graças a fatores como o aumento da longevidade do brasileiro e preocupações com estética, a tendência é que o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar continue a crescer, impulsionando franquias odontológicas em todo o país.

Pensando no setor odontológico como um todo, vale apontar que, nos últimos anos, este mercado faturou mais de R$ 38 bilhões, de acordo com levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Como se tudo isso não bastasse, o Brasil é o país com o maior número de dentistas em todo o mundo, o que aumenta as chances de um investidor, mesmo que não seja especialista, montar uma equipe de excelência para a oferta de tratamentos odontológicos em uma franquia.

Por tudo isso podemos afirmar que, sim, o investimento em uma franquia de clínica odontológica é uma ótima opção para quem deseja ter sucesso em universo resiliente e com potencial de crescimento nos próximos anos como o franchising. Se você deseja fazer parte deste mercado instigante e desafiados, não deixe de conhecer melhor aquilo que a Odontoclinic, melhor rede de franquias do Brasil, pode te oferecer!

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste