Artigos

Franquias Odontológicas: o que esperar para 2019?

odontoclinic

por odontoclinic, Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.


Quando alguém pensa em abrir um negócio e iniciar uma jornada no universo do empreendedorismo, nada mais natural do que considerar o investimento no mercado de franquias, afinal de contas, estamos falando de um setor bastante dinâmico e resiliente, dentro do cenário econômico brasileiro. Mas você já considerou investir no segmento de franquias odontológicas?

Antes de tudo, precisamos deixar claro que, embora muitos empreendedores que escolhem investir em uma franquia odontológica são, de fato, dentistas, não necessariamente, você precisa ser um especialista para ter sucesso neste mercado.

E isso porque, muitas franquias, como no caso da Odontoclinic, oferecem amplo suporte para seus franqueados imergirem neste mercado, tornando-os aptos a formar grandes equipes de profissionais e ter sucesso no segmento odontológico.

Dito isso, quais são os principais desafios e as expectativas para as franquias odontológicas em 2019? Ao longo deste artigo, buscamos responder essa questão, levando em conta alguns números do setor odontológico no Brasil e o desempenho das franquias odontológicas dentro do mercado de franchising. Acompanhem!

Alguns número sobre o setor odontológico no Brasil

Antes de abordarmos, especificamente, as perspectivas para as franquias odontológicas em 2019, vale a pena traçarmos um panorama mais geral, com números sobre o universo de odontologia no Brasil como um todo.

Você sabia, por exemplo, que nosso país conta com o maior número de dentistas em todo o mundo e que, segundo a ONU, nossos dentistas estão entre os melhores do planeta, principalmente quando falamos de tratamos de odontologia estética?

Dados como esse só reforçam a ideia de que temos muitos profissionais de alto nível disponíveis no mercado, de modo que, caso você tenha interesse em investir em uma franquia de clínica odontológica, poderá montar uma equipe de dentistas de excelência, sem, necessariamente, ser um especialista do setor.

Outro número importante: o mercado de odontologia no Brasil faturou mais de R$ 38 bilhões nos últimos anos, de acordo com levantamento do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Além disso, quando analisamos a indústria de saúde como um todo, o setor odontológico apresenta grande estabilidade e superávit de modo constante de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (ABIMO).

Veja agora outros números sobre o setor odontológico no Brasil:

1. O setor de odontologia estética teve aumento de 300% na busca por tratamentos (Sociedade Brasileira de Odontologia Estética);

2. 800 mil implantes e mais de 2 milhões de próteses são colocados em pacientes em todo o país (Abimo);

3. Mais de 12 milhões de pessoas visita dentista para resolver problemas ortodônticos (Abimo);

4. 15% dos dentistas de todo o mundo atuam no Brasil (BBC);

5. O mercado de higiene bucal cresce, em média, 7% ao ano no Brasil (BBC).

O desempenho das franquias odontológicas no mercado de franchising

Mas, voltando ao universo do franchising, os números do segmento de franquias odontológicas são, também, muito animadores. E isso porque, do ponto de vista da expansão de faturamento, as franquias odontológicas fazem parte do nicho que mais cresce dentro do franchising brasileiro.

Estamos falando de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que inclui clínicas de estética, médicas e odontológicas e que apresentou expansão de faturamento de 12,1% no acumulado do ano passado.

E no acumulado de 2018, o mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar já cresceu 9,7% em relação a 2017, terceira maior variação do mercado de franquias – atrás apenas de Entretenimento e Lazer; Serviços e Outros Negócios.

Dados como esses, certamente, aumentam a expectativa de que, para 2019, o mercado de franquias odontológicas deve continuar fortalecido, impulsionando a abertura de novas clínicas em todo o país e aumentando o número de pacientes atendidos na população brasileira.

Na Odontoclinic, por exemplo, já temos mais de 170 clínicas em todo o país que geram mais de 9 mil consultas por dia e com cerca de 70% dos franqueados possuindo mais de uma unidade.

Os fatores que devem impulsionar as franquias odontológicas em 2019

Para finalizar, veja uma lista com 3 razões que devem impulsionar o mercado de franquias odontológicas em 2019:

O aumento da longevidade da população brasileira: nas próximas décadas, a faixa da população de 3ª idade chegará a quase 30%, o que abre oportunidade para novas frentes de negócio, como clínicas especializadas em atendimento ao idoso e tratamentos estéticos para populações adultas;

O crescimento do mercado de ortodontia invisível: a busca por alinhadores transparentes e outros modelos de tratamento mais estéticos abrem oportunidades para aqueles que desejam investir em modelos de franquias inovadoras, preocupadas com as novas tendências do mercado de odontologia;

Temos um mercado de saúde bucal robusto: O mercado de saúde bucal brasileiro é o terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos (BBC), e a tendência é que ele continue fortalecido em 2019.

Por tudo isso, se você está pensando em abrir um negócio em 2019, que tal considerar o investimento no mercado de franquias odontológicas?

Além do franchising já ter se provado um segmento extremamente resiliente no Brasil, como vimos neste artigo, diversos fatores apontam que as franquias odontológicas são uma ótima oportunidade para quem deseja iniciar uma jornada empreendedora. E não esqueça: a Odontoclinic pode ajudar você a realizar este sonho. Vamos conversar?

sobre o autor

Somos a primeira rede de franquias odontológicas do Brasil. Com 170 clínicas espalhadas por todo o Brasil, unimos qualidade, custo-benefício vantajoso, inovação e uma rede de profissionais com mais de 2.500 dentistas.
odontoclinic

Talvez você também goste